A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (14) a promoção de uma audiência pública para debater a cultura de respeito aos direitos humanos. Proposto pela presidente da comissão, senadora Teresa Leitão (PT–PE), o debate será feito em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos (CDH).
A audiência ocorrerá em 11 de dezembro, em alusão ao 77º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948.
Com o tema “Por uma cultura de respeito aos direitos humanos”, o debate foi sugerido pela Aliança Nacional LGBTI+, entidade que atua na promoção e defesa da cidadania e dos direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexo e de outras identidades de gênero e orientações sexuais.
Segundo o requerimento de Teresa Leitão ( REQ 44/2025 - CE ), o objetivo é promover o diálogo e a convivência pacífica entre setores divergentes, em um contexto marcado por manifestações sociais sem respeito, sem civilidade e muitas vezes agressivas e violentas.
A iniciativa busca valorizar a cultura de paz, em consonância com o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro.
A senadora Teresa Leitão propôs a participação dos seguintes convidados:
Senado Federal Propostas na CSP miram furtos de celulares seguidos de fraudes
Senado Federal Ampliação da oferta de serviços no SUS é destaque na área da saúde
Senado Federal Subcomissão para Acordo Mercosul-UE deve agilizar ratificação pelo Congresso
Senado Federal Congresso retoma visitação com encenação teatral nos fins de semana
Senado Federal Ano legislativo começa com 24 medidas provisórias pendentes
Senado Federal De olho no público virtual, discursos no Senado ficam mais curtos, aponta estudo Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 19°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 19°
Chuvas esparsas