Guarulhos Romeiros

Prefeitura de Guarulhos presta mais de 1,1 mil atendimentos aos romeiros de Aparecida

Dos 1.405 procedimentos realizados entre os dias 4 e 8 de outubro, 327 foram curativos, muitos deles voltados ao tratamento de bolhas provocadas pela longa caminhada.

10/10/2025 10h02
Por: Redação
Prefeitura de Guarulhos presta mais de 1,1 mil atendimentos aos romeiros de Aparecida

Prefeitura de Guarulhos registrou 1.114 atendimentos de saúde prestados aos romeiros que seguem em direção ao Santuário Nacional de Aparecida até esta quarta-feira (8). A estrutura montada nos postos Sakamoto, Farol e da Borracharia oferece assistência desde sábado (4), com equipes compostas por um médico, um enfermeiro e dois técnicos ou auxiliares de enfermagem da Secretaria da Saúde.

Entre as principais queixas relatadas pelos peregrinos estão dores musculares e nos pés, conforme informou a enfermeira Janete de Jesus Franco, que atua em um dos pontos de apoio. Dos 1.405 procedimentos realizados entre os dias 4 e 8 de outubro, 327 foram curativos, muitos deles voltados ao tratamento de bolhas provocadas pela longa caminhada.

O total de procedimentos também incluiu acolhimentos e orientações (575), aferições de pressão arterial (178), terapias de reidratação oral (211), administração de medicamentos (80) e verificações de glicemia capilar (34). O posto Sakamoto concentrou o maior número de atendimentos, com 470 registros, seguido pelos postos Farol e da Borracharia, com 322 cada.

A romeira Tatiana Lima, de 44 anos, publicitária, participa da peregrinação há oito anos e destacou a importância do apoio oferecido pela Prefeitura: “Sem eles não seria possível concluir a caminhada”. Neste ano, ela percorre o trajeto com um grupo de 79 romeiros de Guarulhos, motivada por razões especiais. “Minha filha está se formando em medicina e um amigo querido está em tratamento contra o câncer. Se tudo der certo, essa caminhada trará a cura e a vitória”, disse.

O atendimento segue até sexta-feira (10), das 9h às 16h, no posto Sakamoto (km 210,5 – sentido Rio de Janeiro). As atividades no posto da Borracharia (km 216 – sentido São Paulo) foram encerradas na quarta-feira (8), e no posto Farol (km 208 – sentido Rio de Janeiro) nesta quinta (9).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.