Geral Portos e Aeroportos

Caravanas da Inovação desembarcam no Rio de janeiro

A 5ª edição da iniciativa busca sensibilizar sobre a importância estratégica e das melhores práticas da inovação para o futuro do desenvolvimento d...

08/10/2025 16h23
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
Foto: Reprodução/Ministério dos Portos e Aeroportos
Foto: Reprodução/Ministério dos Portos e Aeroportos

Com o objetivo de promover uma revolução na cultura e na gestão da inovação do setor portuário, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) em parceria com Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) leva ao Rio de Janeiro a 5ª edição das Caravanas da Inovação Portuária 2025. O evento, marcado para o dia 15 de outubro no Píer Mauá, vai reunir entidades públicas e privadas e a academia em uma jornada dedicada a apresentações técnicas e debates sobre todos os tipos de inovação aplicáveis aos portos e terminais portuários do país.

A Caravana da Inovação é um evento itinerante organizado pelo MPor em parceria com a Antaq e o Hub de Inovação Brasil Export.

A iniciativa é um chamado à ação para troca de experiências entre gestores, profissionais, especialistas, entidades de ensino e pesquisa, startups, grandes empresas e órgãos públicos visando a promoção e o desenvolvimento da inovação como ativo estratégico do sistema portuário nacional.

Eixos de Atividades:

As Caravanas da Inovação Portuário contemplarão atividades conforme os seguintes eixos:

  • I-Inspirar: se refere às atividades de comunicação, difusão e orientação ou mentoria. Por exemplo: palestras, oficinas, seminários, publicações em redes sociais, artigos em jornais, entrevistas, análise de modelos, preparação de planos de ação, aconselhamento e assessoria institucional etc.
  • II-Compartilhar: se refere às atividades de troca de informações e experiências; e
  • III- Conectar: se refere às atividades de articulação, interlocução, criação de redes e arranjos locais físicos com atores nacionais e locais, e arranjos virtuais, com atores de outras regiões e países, dentro da lógica de “Inovação Aberta”.
  • Dentre os temas a serem abordados estão:
  • Cultura organizacional para inovação;
  • Inovação na segurança pública portuária e seus impactos na relação porto-cidade
  • Instrumentos para financiamento da inovação portuária
  • Portos, Carbono e Energia de Fontes Renováveis, entre outros.

O diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike, reforçou a importância da cultura, do fomento e das tecnologias para inovar o setor portuário:

"As Caravanas são uma oportunidade única para reunir gestores públicos, pesquisadores e especialistas do setor privado com o objetivo de refletir sobre inovação setorial, fazer networking, firmar parcerias e gerar ideias e melhorias efetivas nos portos e terminais brasileiros, garantindo maiores capacidades para competitividade no cenário internacional.” disse

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.