O Caminho da Capacitação, programa do Fundo Social de São Paulo que leva cursos gratuitos de qualificação profissional a diferentes regiões do Estado, está com inscrições abertas para um novo ciclo. Pela primeira vez, a iniciativa chega à região de Araçatuba, atendendo os municípios de Araçatuba, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Gabriel Monteiro, Guaraçaí, Guararapes, Lavínia, Mirandópolis, Piacatu, Rubiácea e Valparaíso.
As aulas serão realizadas de 20 a 31 de outubro, em carretas móveis adaptadas como salas de aula, com cursos nas áreas de gastronomia, beleza e bem-estar, mecânica, tecnologia, moda e cuidados com animais (pet). As opções de cursos e turnos variam conforme a disponibilidade de cada município.
O programa é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, como desempregados, beneficiários de programas sociais e mulheres chefes de família. Os cursos exigem idade mínima de 18 anos, mas alguns aceitam jovens a partir de 16. O objetivo é ampliar as oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo, por meio de capacitações que combinam teoria e prática e estimulam a autonomia financeira.
As inscrições devem ser realizadas pelo femario disponível em www.cursofussp.sp.gov.br e permanecem abertas até o preenchimento das vagas.
O Caminho da Capacitação é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo, integrada ao SuperAção SP, programa do Governo do Estado que tem como meta retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.
Com uma estrutura formada por mais de 30 carretas itinerantes e a oferta de cerca de 40 cursos gratuitos, o projeto leva qualificação profissional a diferentes regiões do estado. Todas as formações são ministradas por especialistas do Centro Paula Souza, garantindo certificação oficial.
Mais informações sobre cursos e cronogramas estão disponíveis no site oficial: https://www.caminhodacapacitacao.sp.gov.br/.
Mín. 13° Máx. 17°
Mín. 12° Máx. 15°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 17°
Chuva