Suzano Cultura

Secretaria de Cultura abre 12ª Mostra de Referências Teatrais nesta quarta-feira

Evento reúne 24 atividades entre 8 e 29 de outubro em diferentes espaços culturais da cidade

08/10/2025 09h32
Por: Redação
Programação prevê 24 atividades entre 8 e 29 de outubro, com apresentações e oficinas em sete espaços diferentes, incluindo os equipamentos municipais
Programação prevê 24 atividades entre 8 e 29 de outubro, com apresentações e oficinas em sete espaços diferentes, incluindo os equipamentos municipais

De SUZANO – A Secretaria Municipal de Cultura abre nesta quarta-feira (8) a programação da 12ª Mostra de Referências Teatrais, que oferecerá 24 atividades entre os dias 8 e 29 de outubro. A agenda inclui apresentações e oficinas distribuídas em sete espaços da cidade, entre eles os equipamentos culturais municipais e a Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizada na rua Inácio García, 321, no bairro Cidade Edson.

O público é orientado a chegar com uma hora de antecedência para retirada de ingressos nas apresentações realizadas no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354 – Centro) e no auditório Orlando Digenova (rua Benjamin Constant, 682 – Centro).

Programação de abertura e primeiros espetáculos

O espetáculo de abertura será “Ápeiron”, do grupo Setes Cia. de Dança, com classificação livre, apresentado às 10h e às 14h no Teatro Armando de Ré. A peça convida o público a refletir sobre as possibilidades da existência e o corpo como ponte entre a matéria e o infinito.

Na quinta-feira (9), às 20h, ocorre a cerimônia oficial de abertura, também no Armando de Ré, com o espetáculo “7 Pisos”, do grupo Folias D’Arte, inspirado em um conto de Dino Buzzati e indicado para maiores de 12 anos. Já na sexta-feira (10), às 20h, o Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato (rua Domingos Vitorino, 68 – Jardim Cacique) recebe a peça “A Páscoa em Mim”, do grupo Troupe Parabolandos, que convida o público a refletir sobre a fé e a beleza do improviso.

No sábado (11), às 14h, a Trupe de Festim apresenta “Neurastenia” no Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), com classificação livre. O espetáculo aborda os conflitos humanos e a falta de diálogo. No domingo (12), também no Max Feffer, o Ballet da Cidade de Suzano apresenta “Tempo de Brincantes”, que celebra o brincar como elo entre gerações.

Espetáculos e oficinas seguem até o fim do mês

A programação prossegue com o espetáculo “Lendas, Mitos e Meio Ambiente”, de Davi Gonçalves, na terça-feira (14), às 14h, na Biblioteca Municipal Profª Maria Elisa de Azevedo Cintra. No dia seguinte (15), às 20h, o CEU Alberto de Souza Candido (Jardim Gardênia Azul) recebe “Este é o Seu Problema”, do grupo Coletivo do Absurdo.

Entre quinta-feira e sábado (16 a 18), das 14h às 16h, será realizado no auditório Orlando Digenova o workshop “Conceitos Básicos de Som e Iluminação para Teatro e Shows”, ministrado por Valdemir Pereira e Carlos Rei, voltado a maiores de 16 anos.

Outros destaques incluem as peças “Véi Mané (Ou De Quando Abri os Olhos)” (16/10), “Vovô” (17/10) e “Aí Se Eu Ganho Esse Trocado” (17/10), além das atrações circenses “Só Risos” (18/10) e “Dou Nada!” (19/10), todas com classificação livre.

Destaques da reta final e encerramento da mostra

Na semana seguinte, o público poderá conferir produções como “Das Histórias Fantásticas que Deveríamos Contar para as Crianças” (21/10), “Bausch” (22/10), “Du Petit Chien” (23/10), “Pessoa” (25/10) e “Parará – Um Reino pela Música” (28/10). Oficinas e ações formativas também fazem parte da agenda, como “A Mostra de Cenas: A Preparação do Ator e a Psicologia da Personagem” e “O Som das Coisas: Música com Materiais Recicláveis”.

O encerramento ocorrerá na quarta-feira (29), com a reapresentação de “Tropeços e Acertos”, da Cia. Circo Rolante, às 10h e às 14h, no Teatro Armando de Ré.

Teatro como elo cultural na cidade

“Ao longo de todo este mês de outubro, proporcionaremos grandes espetáculos nos nossos equipamentos culturais. É uma ótima oportunidade para os moradores terem acesso a atrações de alto nível e se encantarem com as interpretações. Temos certeza de que, além do entretenimento, a programação também contribuirá com a formação de novos artistas na cidade.” – José Luiz Spitti, secretário municipal de Cultura.

Com programação diversificada e acessível, a mostra reforça o papel do teatro como instrumento de arte, cultura e formação de público em Suzano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.