Mogi das Cruzes Estágio

Mogi contrata primeiros estagiários do programa Bolsa Estágio Ensino Médio

Parceria inédita entre Prefeitura, Seduc-SP e CIEE amplia oportunidades para alunos da rede pública

06/10/2025 23h08
Por: Redação
Gabinete - PMMC
Gabinete - PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes firmou parceria inédita com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) para a contratação dos primeiros 32 estagiários do Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM). A iniciativa, intermediada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), é voltada a estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio e Técnico de escolas públicas estaduais e oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar a rotina profissional dentro da administração municipal.

A integração dos estudantes aconteceu nesta segunda-feira (06/10), em cerimônia no auditório do prédio-sede da Prefeitura. A secretária de Gabinete, Neusa Marialva, representou a prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis no evento.

“Sejam muito bem-vindos à Prefeitura. Estamos muito felizes em recebê-los. A administração pública é uma porta de entrada para o futuro profissional de vocês.” — Neusa Marialva, secretária de Gabinete.

Sobre o programa

Com o Bolsa Estágio Ensino Médio, a Prefeitura amplia o acesso dos estudantes da rede estadual a experiências profissionais qualificadas. Até então, os estagiários contratados via CIEE eram exclusivamente de cursos superiores — atualmente, cerca de 350 universitários atuam em diferentes secretarias municipais.

O BEEM é financiado pelo Governo do Estado, que arca com a bolsa-auxílio mensal — de R$ 851,46 para eixos tecnológicos e R$ 703,38 para os demais cursos — e com o seguro contra acidentes pessoais. A Prefeitura complementa com o vale-transporte, garantindo condições adequadas para o desempenho das atividades.

Distribuição das vagas

  • Administração: 21 vagas
  • Ciência de Dados: 4 vagas
  • Logística: 3 vagas
  • Agronegócio: 4 vagas
  • Duração: 6 meses
  • Carga horária: até 4 horas diárias

Próximas contratações

Até o fim de 2025, mais 18 alunos serão selecionados, totalizando 50 contratações pelo programa. As vagas estão distribuídas entre diversas secretarias, fortalecendo a formação prática e o vínculo dos jovens com o serviço público.

Estiveram presentes na cerimônia as secretárias Claude Mary de Moura (Gestão e Contratações Públicas) e Neusa Marialva (Gabinete), além do secretário de Agricultura Renato Abdo, a adjunta Mariana Fraga, e servidores das secretarias de Educação, Mobilidade e Trânsito e Habitação Social e Regularização Fundiária. Representantes do CIEE também participaram da recepção.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.