A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) encerrou o chamamento público do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), voltado ao fortalecimento da gestão de resíduos sólidos nos municípios paulistas. O resultado da classificação foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (3).
O processo registrou a participação de 588 cidades, número recorde que demonstra a demanda crescente por investimentos na área. Ao todo, serão destinados R$ 35 milhões em equipamentos como caminhões coletores compactadores, veículos para coleta seletiva e trituradores de galhos. O financiamento é não reembolsável, ou seja, não exige devolução dos recursos.
A seleção agora levará em conta critérios técnicos previamente definidos em edital, priorizando cidades que já integram programas estaduais de saneamento e gestão de resíduos, como o Integra Resíduos e o Universaliza SP, ou que contam com planos municipais de gestão atualizados e coleta seletiva formalizada. Também foram valorizados os municípios que possuem taxa ou tarifa instituída para financiar o serviço, reforçando a sustentabilidade da política pública.
Em situações de empate, serão considerados fatores complementares, como não ter recebido veículos ou equipamentos do Governo do Estado desde 2023, apresentar melhor Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos no último Inventário de Resíduos Sólidos Urbanos e possuir menor população, de acordo com dados do IBGE.
Este chamamento público representa um investimento estratégico para fortalecer a gestão de resíduos sólidos no Estado. Mais do que a entrega de equipamentos, a iniciativa reforça políticas públicas estruturadas, priorizando cidades que já participam de importantes programas e garantindo critérios claros e objetivos para seleção. Nosso objetivo é gerar resultados concretos na preservação ambiental, na eficiência dos serviços municipais e na melhoria da qualidade de vida da população”, explica Natália Resende, secretária da Semil.
O fundo tem como finalidade apoiar projetos voltados ao controle, preservação e melhoria das condições ambientais em São Paulo, contribuindo especialmente para o fortalecimento dos sistemas municipais de gestão de resíduos sólidos, em consonância com o Plano de Resíduos Sólidos do Estado.
Criado em 2002, é um mecanismo de financiamento vinculado à Semil para apoiar projetos de preservação e melhoria das condições ambientais nos municípios paulistas. Desde sua criação, já aprovou 2.626 projetos, destinando cerca de R$ 594 milhões a 638 cidades. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) atua como agente técnico na avaliação das propostas e secretaria executiva do fundo.
Dúvidas e pedidos de esclarecimentos podem ser enviados para o e-mail semil.residuos@sp.gov.br.
São Paulo SP participa de operação integrada com foco nas principais rotas criminosas do país
São Paulo “Quando a gente recebia visita, tinha que economizar porque dependia da reserva da caixa d’água. Agora estamos muito felizes”: morador de Itupeva comemora ampliação da rede
São Paulo Polícia Civil de SP publica classificação final de concurso público para investigador
São Paulo Governo de SP inaugura Cidade Saúde e amplia oferta de procedimentos especializados na região de Campinas
São Paulo “Você imagina de R$ 150 a sua conta de água cair para R$ 40. Se somar o ano todo, garante a compra de um mês”: líder comunitária destaca a importância da Tarifa Social Paulista
São Paulo SP Produz: Governo entrega selos para 110 Cadeias Produtivas Locais