Para encerrar o mês de aniversário da cidade e abrir as comemorações pelo Dia do Idoso, celebrado nesta quarta-feira (1º), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal da Longevidade, promoveu uma atividade de integração no CEIM Richer Romano Neto.
O evento reuniu alunos de 4 a 6 anos em uma roda de conversa com convidados 60+, entre eles a professora aposentada Nilza Gomes, o historiador Josemir Ferraz de Campos, o secretário da Longevidade Mauro Yokoyama e a poetisa Miriam Amélia.
Troca de experiências
A proposta foi levar idosos de referência em diferentes áreas de Mogi para compartilhar vivências e histórias da cidade com as crianças, fortalecendo laços intergeracionais. Fotos antigas de Mogi foram apresentadas, promovendo um resgate histórico-cultural e estimulando a curiosidade dos pequenos.
“Nosso objetivo é valorizar e fortalecer o respeito aos idosos, ao patrimônio e à história da nossa cidade desde os mais jovens cidadãos. A ação foi muito gratificante: as crianças interagiram, perguntaram e mostraram interesse nos principais assuntos de Mogi das Cruzes” — Mauro Yokoyama, secretário da Longevidade.
Impacto educativo
A iniciativa promoveu a valorização da pessoa idosa como guardiã da memória e da cultura municipal, além de contribuir para a formação cidadã das crianças. A roda de conversa estimulou o respeito, a escuta ativa e o senso de pertencimento à comunidade.