A Escola Estadual Parque dos Sonhos, localizada em Cubatão, no litoral paulista, é a vencedora do Prêmio Melhor Escola do Mundo 2025 (World’s Best School Prize), da T4 Education. A unidade de ensino conquistou o prêmio na categoria “Superação de Adversidades” e deixou no passado um histórico de invasões e o apelido de Escola Parque dos Pesadelos. Nos últimos anos, após a implantação de uma série de atividades focadas no desenvolvimento dos estudantes, a unidade pública estadual de ensino aumentou em 500% o número de matrículas.
O anúncio da premiação foi acompanhado pelos 536 estudantes da unidade, pais e responsáveis, por professores e toda a equipe escolar, e pelo secretário da Educação, Renato Feder.
O diretor da unidade de ensino, professor Régis Marques Ribeiro, conta que não faz um boletim de ocorrência por invasão e vandalismo desde 2021. O trabalho de transformação da escola começou em 2016, quando o diretor começou a trabalhar na unidade.
“Na Escola Estadual Parque dos Sonhos, aprendemos que o conhecimento deve caminhar de mãos dadas com a não violência, construindo pontes, e não muros. Este prêmio internacional da T4 é a coroação desse trabalho. Acreditamos que a verdadeira educação liberta, acolhe e promove a dignidade do ser humano. Assim como o ódio se aprende, o amor também. Que possamos seguir juntos, trilhando o caminho que iniciamos, acreditando no poder da educação para transformar o mundo em um lugar mais justo e humano. Em consonância com esse compromisso, também expressamos nossa solidariedade aos povos que lutam por justiça e liberdade, e apoiamos o sonho de um mundo sem guerras”, comemora o diretor.
Os vencedores foram escolhidos por uma Academia de Juízes internacional, com base em critérios rigorosos. Outras instituições também foram premiadas nas outras quatro categorias da premiação:
“Quero dizer algo de todo o meu coração para toda a comunidade da Escola Parque dos Sonhos, mas principalmente para as professoras e professores e toda a equipe escolar: vocês são incríveis. Hoje é um dos dias mais emocionantes da minha vida. Muito obrigado pelo trabalho do diretor Régis e todo o seu time. Eu vejo essas crianças, essa comemoração, e a minha vida faz sentido”, celebra o secretário Renato Feder.
Feder lembra que, no ano passado, a rede estadual esteve no TOP 3 com a Escola Estadual Deputado Pedro Costa. “Nós tínhamos a certeza de que nossa hora de alcançar o primeiro lugar chegaria. E agora, em 2025, a vitória é da escola de Cubatão. Sem dúvida, este é o resultado do esforço coletivo de muitos profissionais, mas, acima de tudo, da dedicação e do compromisso de toda a comunidade escolar do Parque dos Sonhos — uma escola que entrará para a história por sua resiliência e pelo poderoso exemplo que oferece a todos nós. Ela nos mostra que, por meio da educação, nossas crianças e jovens podem realizar seus sonhos. Essa é a missão da Secretaria da Educação: oferecer as ferramentas para que prêmios como os do T4 possam se tornar realidade para cada vez mais escolas. Parabéns a todos os envolvidos, e vamos seguir juntos para que possamos nos reencontrar em 2026”, destacou Renato Feder.
Além das vencedoras nas cinco categorias, o prêmio “Escolha da Comunidade” foi para a ZP School Jalindarnagar, em Maharashtra (Índia). A unidade recebeu o maior número de votos em uma votação pública envolvendo as 50 escolas finalistas que estavam no TOP10 de cada uma das categorias da premiação.
Vikas Pota, fundador da T4 Education e dos prêmios de melhor escola do mundo, exalta o trabalho da escola: “Quero parabenizar a Escola Estadual Parque dos Sonhos em São Paulo, Brasil, pela tremenda conquista de ganhar este prêmio global de escolas. Nosso mundo está em uma encruzilhada. Precisamos de líderes que possam enfrentar os maiores desafios do século 21, do colapso climático à revolução da IA, da guerra à necessidade, do populismo ao preconceito. Acima de tudo, precisamos de líderes que reconheçam que no centro de todas essas questões cruciais está o esclarecimento de uma educação de qualidade”.
Parque dos Sonhos
A escola chegou à premiação a partir de um projeto de acolhimento, conexão e cultura de paz dos estudantes, moradores de uma área de vulnerabilidade em Cubatão, e a superação de episódios de violência, com foco no aprendizado e 21 projetos complementares, como a patinação artística.
Na escola Parque dos Sonhos, lembra o diretor Régis, todos os estudantes são conhecidos por seus nomes e os professores são considerados e motivados a criar projetos com os quais eles se identificam, em complemento às aulas do Currículo Paulista. “Temos 21 projetos propostos e implantados pelos professores e nossos estudantes são reconhecidos regionalmente no vôlei, por exemplo, e internacionalmente na patinação artística. Nossa escola desenvolve ainda o projeto ‘A Escola vai à sua Casa’, em que nossos professores visitam as casas dos nossos estudantes, em mais uma forma de nos aproximar das famílias”, enfatiza.
Durante a premiação, o secretário da Educação, Renato Feder, anunciou ainda a climatização da escola e expansão dos ciclos de ensino. A Melhor Escola do Mundo passará a oferecer classes do Ensino Médio, o que deve garantir a permanência de muitos que hoje estão matriculados na escola Parque. A ampliação das turmas era um sonho do diretor Régis Marques. “Agora poderemos formar cidadãos durante toda a educação básica”, comemora o diretor.
Visitas à Parque dos Sonhos
Na segunda-feira (29), a Escola Estadual Parque dos Sonhos recebeu a visita da equipe sub15 de futebol do Santos Futebol Clube. Antes disso, o youtuber Júlio Nascimento, conhecido por se alimentar com pratos gigantes de comida na internet, almoçou na unidade e provou a feijoada da alimentação escolar – receita já premiada a nível estadual no Concurso de Cozinheiras da Educação do ano passado.
“A minha experiência aqui foi muito boa. Consegui ver como é a realidade de outras crianças, e é bom poder passar os ensinamentos de vida, sobre como vivemos, e é muito bom ter esta experiência, de se sentir acolhido e premiado pelas crianças”, conta o zagueiro da equipe sub15 do Santos, Otávio Henrique da Silva Barbosa.
“Nós temos atletas matriculados na rede estadual e municipal, e hoje é uma grande satisfação estarmos em uma escola onde o esporte é uma linha fundamental para este processo. Isso nos traz um grande presente, e nos colocamos à disposição para o que precisarem. Dentro da nossa perspectiva de trabalho e filosofia de vida, acreditamos que o futebol e a escola devem e devem caminhar juntos”, avisa o pedagogo do time santista, Alexandre Rosa.
Aluno do 7º ano A da Escola Estadual Parque dos Sonhos, Everton Martins, comentou sobre a visita dos jogadores. “Eles falaram que, para ser jogador, tem que estudar muito, focar nos estudos, respeitar os professores, os diretores e os coordenadores, e nós aprendemos isso também aqui na escola”.
“Nós também ouvimos sobre como é estar em um time profissional, como é difícil ser jogador, morar longe da família, e como é importante respeitar as pessoas, sendo você um jogador, ou não”, complementa o colega de sala de Everton, o aluno Guilherme Félix.