A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que entre esta segunda-feira (29) e sexta-feira (3) a combinação de temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar aumenta significativamente o risco de incêndios florestais e queimadas nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Marília, Bauru, Campinas, Sorocaba, Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba.
De acordo com o Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil, essas regiões permanecem em nível de emergência, a classificação mais grave dentro da escala de quatro estágios (baixo, alto, alerta e emergência).
A Sala de Situação SP Sem Fogo segue monitorando as condições climáticas e os focos de incêndio, emitindo boletins preditivos que permitem antecipar em até um dia as ações de prevenção e combate. Com base nessas informações, é possível remanejar brigadistas e concentrar equipamentos nos horários mais críticos, otimizando a resposta às ocorrências.

O cenário meteorológico favorece a rápida propagação do fogo, sobretudo em áreas com vegetação seca, rasteira e pastagens. Além dos impactos ambientais, as queimadas representam risco à saúde da população, provocando problemas respiratórios e agravando doenças crônicas.
Não utilize fogo para limpeza de terrenos, pastagens ou áreas agrícolas.
Não jogue bitucas de cigarro em áreas de vegetação.
Redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
São Paulo Governo de SP firma parceria com voluntários para reforçar atuação da Defesa Civil em eventos climáticos extremos
São Paulo Governo de SP lança núcleo que integra e amplia acesso a dados estratégicos da saúde
Geral Hoje é Dia: Clarice Lispector, Noel Rosa e Luiz Gonzaga em destaque
São Paulo Previsão do tempo para domingo (07), em SP: tempo abafado
Geral Operação que garante gás de cozinha para o Norte completa 30 anos
São Paulo Caminho da Capacitação: Fundo Social de São Paulo forma mais 573 alunos e fortalece qualificação na região de Rio Preto Mín. 17° Máx. 30°
Mín. 16° Máx. 33°
ChuvaMín. 16° Máx. 24°
Chuva