Alunos concluintes da Escola de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania, em Mogi das Cruzes, participaram da cerimônia de formatura nesta , no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A iniciativa é fruto da parceria entre o Fundo Social de Mogi e o Fundo Social do Estado de São Paulo.
O evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que destacou a qualificação profissional como ferramenta de geração de emprego e renda, e da presidente do Fundo Social do Estado, Cristiane Freitas, responsável pela entrega dos certificados.
Diversidade de cursos
Ao todo, dezenas de estudantes concluíram cursos em diferentes áreas. De Mogi, 56 formandos receberam certificados nos cursos de:
- Administração e Empreendedorismo
- Gastronomia — auxiliar de cozinha, confeitaria e panificação (do básico ao avançado)
- Costura e Moda
- Cuidador de Idosos
- Beleza e Bem-Estar — maquiagem, manicure, auxiliar de cabeleireiro
- Tecnologia e Informática — do básico ao avançado e jogos digitais
- Construção Civil
“Mais do que o encerramento de um ciclo, a formatura representa o início de novas oportunidades para cada um dos participantes. Muitos ingressaram nos cursos em busca do primeiro emprego, enquanto outros veem na capacitação a chance de empreender ou garantir renda extra para suas famílias.” — Maira Cusatis, presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes.
Inclusão e mercado
A formatura reforça a parceria entre Mogi e o Governo do Estado, ampliando o acesso a cursos gratuitos, alinhados às demandas do mercado de trabalho, e valorizando o potencial individual de cada aluno.