Transportadores escolares passam a contar com um canal mais ágil e simplificado para obter autorizações junto ao Detran-SP. Com a mudança, as solicitações de autorizações, tanto para os condutores quanto para os veículos, deixam de ser feitas pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e passam a ser registradas na Customer Service Management (CSM). O novo canal elimina a necessidade de reiniciar o processo em caso de indeferimento, tornando o fluxo mais transparente e previsível, com menos impacto na rotina dos profissionais.
“Estamos falando de mais um resultado positivo do processo de transformação digital conduzido pelo Detran-SP, que traz mais comodidade e agilidade para os cidadãos e prestadores de serviços regulamentados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelas resoluções do Contran”, afirmou o diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, Lucas Papais.
A novidade foi apresentada no 7º Fórum de Transporte Escolar, realizado no último dia 20, em Taboão da Serra (SP). Organizado pela Associação dos Condutores de Taboão da Serra, o evento reuniu cerca de 200 representantes do transporte escolar de diversas cidades paulistas, além de autoridades, parceiros e patrocinadores, para debater avanços e desafios da categoria.
Segundo Papais, a nova plataforma, mais intuitiva e centrada no usuário, reflete a visão estratégica do Detran-SP de modernizar processos, reduzir burocracia e melhorar a experiência de cidadãos e agentes regulados. “O Detran-SP está compromissado com a excelência na regulação e no atendimento, trabalhando pela consolidação de um modelo de governança digital colaborativa e em rede”, completou.
O Detran-SP realiza regularmente a Operação Transporte Escolar Seguro (OTES) em todo o estado, com foco na preservação da segurança dos estudantes. Durante as fiscalizações, agentes verificam documentos, autorizações, itens de segurança e conservação dos veículos, além de cursos e licenças dos condutores.
Em agosto, mês de retomada das aulas, 905 veículos foram vistoriados. Desde o início do ano, já foram realizadas 583 operações, com fiscalização de 2.612 veículos. A meta para os próximos seis meses é chegar a cerca de mil operações antes do início do ano letivo de 2026.
São Paulo Governo de SP fecha 12 parques da Região Metropolitana por rajadas de vento
Portos e Aeroportos Brasil amplia desempenho portuário, cresce 9,8% em outubro e mantém projeção de recorde anual
São Paulo Time SP conquista dez troféus no Prêmio Brasil Paralímpico 2025
São Paulo Polícia apreende mais de 1 tonelada de maconha no interior de São Paulo
São Paulo CPTM entrega revitalização da Estação Juventus-Mooca e reforça compromisso com qualidade na Linha 10-Turquesa
São Paulo Ação policial bloqueia R$ 9,2 milhões de envolvidos em ‘delivery’ do tráfico Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 32°
Chuvas esparsas