Terça, 23 de Setembro de 2025 19:48
Geral Portos e Aeroportos

MPor apresenta avanços no setor hidroviário durante congresso Portos & Costas Brasil 2025

Representantes da pasta apresentaram investimentos e práticas sustentáveis como ferramentas para impulsionar a logística nacional

23/09/2025 16h45
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
O congresso reuniu especialistas, autoridades e representantes de empresas e instituições para discutir investimentos em infraestrutura portuária, com foco em ações voltadas à sustentabilidade. - Foto: Divulgação/Portos & Costas
O congresso reuniu especialistas, autoridades e representantes de empresas e instituições para discutir investimentos em infraestrutura portuária, com foco em ações voltadas à sustentabilidade. - Foto: Divulgação/Portos & Costas

O secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, participou, entre os dias 22 e 23, da 3ª edição do congresso Portos & Costas Brasil, em Itajaí (SC), onde apresentou os avanços do setor hidroviário, projetos de concessões do Ministério de Portos e Aeroportos e os investimentos em infraestrutura portuária, com ações voltadas à sustentabilidade.

Participaram também do evento a diretora de Sustentabilidade do MPor, Larissa Carolina Amorim dos Santos, e o assessor da Secretaria Nacional de Portos, Julio Cesar de Sousa Dias.

No painel Hidrovias e Navegação, o secretário destacou que o setor hidroviário brasileiro tem avançado de forma significativa, principalmente com as concessões, “que permitem uma gestão mais eficiente e segura das hidrovias". Segundo ele, essas iniciativas também estão alinhadas com inovação e sustentabilidade, “assegurando a fluidez do transporte de cargas, contribuindo para a redução de emissões e fortalecendo a matriz logística do país".

Durante o painel Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a diretora Larissa Amorim ressaltou que o desenvolvimento portuário precisa caminhar lado a lado com a sustentabilidade. “Não apenas para reduzir impactos ambientais, mas também para fortalecer a relação com as cidades e comunidades ao redor dos portos. Investir em práticas responsáveis é essencial para operações mais seguras, inovadoras e eficientes, além de consolidar o Brasil como referência em infraestrutura portuária moderna, integrada e sustentável”, afirmou.

Já o assessor Júlio Dias reforçou, durante o painel Investimentos em Infraestrutura Portuária, a importância da parceria entre setor público e privado. “Os investimentos em infraestrutura portuária são fundamentais para tornar o transporte mais eficiente, reduzir custos logísticos e atrair investimentos e novos negócios, fortalecendo toda a cadeia econômica e produtiva brasileira”, destacou.

O congresso reuniu especialistas, autoridades e representantes de empresas e instituições como Wosniak Engenharia, Carioca Engenharia, Portonave, Jan de Nul, Van Oord, Royal IHC, VLI, Autoridade Portuária de Santos, AOCEANO, BR Marinas, CLIA e prefeituras municipais, promovendo debates estratégicos sobre infraestrutura portuária, dragagem, navegação, hidrovias, engenharia costeira, marinas, cruzeiros, inovação e sustentabilidade.

Criado pela MTCN Soluções Sustentáveis em Dragagens, Portos e Costas, o Portos & Costas Brasil consolidou-se como espaço de diálogo técnico e multidisciplinar entre representantes do setor público, especialistas e lideranças do setor portuário e hidroviário.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.