A Escola da Inclusão anuncia a abertura das inscrições para a oficina “Tecnologia assistiva: 200 anos do sistema Braille, do papel ao Braille eletrônico”. Com carga horária de 4 horas e certificação, a iniciativa visa ampliar o conhecimento dos participantes acerca da tecnologia assistiva, com foco em Braille, como uma ferramenta essencial para a educação e a autonomia de pessoas com deficiência visual.
Além disso, a oficina pretende promover a cultura da acessibilidade e da inclusão, sensibilizando os participantes sobre as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual e o papel da tecnologia na promoção da autonomia e participação plena dessas pessoas na sociedade.
A oficina é voltada para professores da rede regular de ensino, profissionais da educação, estudantes e pessoas com deficiência visual usuárias de Braille e as aulas acontecerão a partir de 2 de outubro na sede da Escola da Inclusão, localizada dentro do Complexo do Centro Paralímpico Brasileiro, na zona sul de São Paulo, com turmas pela manhã e à tarde. O conteúdo inclui introdução ao Braille e à tecnologia assistiva, funcionamento e aplicação da linha Braille e atividades práticas nas quais os participantes aprenderão navegar pelos menus e configurar preferências básicas.
A oficina será ministrada pelo professor Uilian Vigentim, doutor em Tecnologia Aplicada à educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em Tecnologia Assistiva pela mesma universidade, responsável pelo laboratório de acessibilidade e desenvolvimento (LAD) e membro da comissão permanente de acessibilidade e inclusão da reitoria da UNESP.
Interessados podem se inscrever por meio deste formulário: https://forms.office.com/r/7pvBndHH4a
A Escola da Inclusão é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), dedicada à formação e sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência. Localizada na zona sul da capital, no Parque Estadual Fontes do Ipiranga, a escola oferece cursos gratuitos nas áreas cultural e esportiva, em um ambiente acessível, seguro e acolhedor.
Além das atividades presenciais, a Escola também disponibiliza uma série de conteúdos on-line, ampliando o alcance da formação inclusiva e permitindo que mais pessoas tenham acesso à informação e ao conhecimento.
Serviço