O tricampeonato dos Jogos da Juventude, competição escolar sub-17 realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), começa a tomar forma para o Time SP. A delegação paulista entrou na última semana de disputas folgada na liderança do quadro geral de medalhas.
Até esta segunda-feira (22), São Paulo soma 85 pódios, sendo 31 medalhas de ouro, 28 de prata e 26 de bronze. A vice-liderança é do Rio de Janeiro, que tem 60 medalhas. Paraná fecha o top-3, com 52 medalhas.
A modalidade que mais rendeu prêmios para o Time SP é a natação, dona de 31 medalhas (13 de ouro, 12 de prata e seis de bronze). Os nadadores Caio Leonny, Clara Miranda dos Anjos, Celso Luis Ferreira e Guilherme Labuckas foram os atletas que mais vezes subiram ao pódio: três vezes cada.
A expectativa é de que São Paulo aumente consideravelmente o número de medalhas, já que o judô, modalidade em que o estado tem grande tradição, estreia no terceiro bloco de competições.
Formado integralmente por atletas classificados via seletivas dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), o Time SP é o atual bicampeão dos Jogos da Juventude. Nas últimas três edições, venceu em 2023 e 2024, ficando com o vice em 2022, quando Paraná levou a melhor.