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Caravana 3D: Obras de ampliação do canal de Nova Avanhandava, na Hidrovia Tietê-Paraná, atinge 78,4% de execução

Projeto deve ser concluído em 2026 e amplia a capacidade do modal hidroviário, oferecendo alternativa mais competitiva ao transporte rodoviário

17/09/2025 19h18
Por: Redação Fonte: Secom SP
Projeto contempla o derrocamento e a escavação de 16 quilômetros de canal. Foto: Governo do Estado de SP
Projeto contempla o derrocamento e a escavação de 16 quilômetros de canal. Foto: Governo do Estado de SP

O governador Tarcísio de Freitas vistoriou nesta quarta-feira (17), durante o primeiro dia da Caravana 3D na região administrativa de Araçatuba, as obras de ampliação do canal de Nova Avanhandava. A intervenção, estratégica no trecho paulista da Hidrovia Tietê-Paraná, é um dos principais eixos logísticos do agronegócio brasileiro, que conecta produtores do Centro-Oeste e Sudeste ao Porto de Santos, principal rota de exportação do Brasil.

Com investimento estimado em R$ 315,3 milhões (sendo R$ 22 milhões do Tesouro Estadual), 78,4% dos trabalhos já foram executados, e a conclusão está prevista para 2026. O projeto amplia a capacidade do modal hidroviário, oferecendo alternativa mais competitiva ao transporte rodoviário, reduzindo custos e emissões de poluentes, gerando ganhos econômicos e ambientais, consolidando a Hidrovia como eixo de integração econômica e atrativo turístico, e reafirmando o papel de São Paulo na vanguarda de soluções logísticas de longo prazo.

Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

“Essa obra é extremamente importante, pois garante uma operação muito mais resiliente para a hidrovia frente às estiagens. Além disso, conseguiremos criar um sistema muito mais sustentável, já que conseguiremos substituir um grande número de carretas nas estradas pelas barcaças. Vamos diminuir a pressão sobre as estradas, economizar combustível e ainda avançar na questão da descarbonização nos transportes”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Durante a visita, o governador acompanhou uma das explosões controladas para o desmonte de rochas, etapa fundamental para o avanço das obras. A agenda integra o calendário da Caravana 3D – Desenvolvimento, Diálogo e Dignidade, iniciativa do Governo de São Paulo que percorre as regiões do Estado levando investimentos e soluções para os municípios. O governador esteve acompanhado pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e pelo subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim.

Obras no trecho paulista

As obras ocorrem a jusante da eclusa de Nova Avanhandava, entre os municípios de Buritama e Brejo Alegre, no Noroeste paulista. O projeto contempla o derrocamento e a escavação de 16 quilômetros de canal, com 60 metros de largura e calado final de 3,5 metros. Ao término da obra, cerca de 553 mil m³ de rochas terão sido removidos, permitindo triplicar a capacidade de transporte da hidrovia — de 2,5 milhões para até 7 milhões de toneladas por ano. Até o momento, aproximadamente 355 mil m³ de rochas já foram retirados — volume equivalente a cerca de 142 piscinas olímpicas.

Tecnologia e segurança ambiental

A execução combina técnicas tradicionais de desmonte com explosivos (aplicadas de forma controlada) e a incorporação da tecnologia de plasma. No método por plasma, cartuchos são acionados por corrente elétrica e provocam reação termoquímica — a partir de sais metálicos — que gera expansão gasosa em ambiente confinado, fragmentando a rocha com alta eficiência e mínima propagação de vibração. Essa técnica aumenta a precisão das detonações e reduz impactos sobre estruturas sensíveis. As operações são complementadas por medidas de proteção da fauna aquática, como a instalação de cortinas de bolhas, e por monitoramento sismográfico contínuo.

“O compromisso com a sustentabilidade também está presente na própria obra, já que todo o material tem sido reaproveitado localmente, diminuindo impactos ambientais e otimizando a logística. São Paulo mostra, na prática, que investir em infraestrutura hídrica é investir em eficiência, sustentabilidade e competitividade”, destacou a secretária Natália Resende.

O subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim, detalhou o estágio das obras e a importância da conclusão para a competitividade logística. “Alcançamos 78,4% de execução e trabalhamos para concluir o canal até 2026. Quando entregue, o canal triplicará a capacidade de transporte, fortalecendo um modal mais eficiente e estratégico para a economia brasileira.”

A ampliação do canal é essencial para manter a navegabilidade da hidrovia mesmo em períodos de estiagem severa, reduzindo riscos de paralisação no escoamento de cargas. Antes da retomada pelo Governo de São Paulo, em 2023, as obras estavam paralisadas desde 2019, o que agravou os impactos das crises hídricas de 2021/2022 — semelhantes às de 2014/2015 — quando os reservatórios atingiram os níveis mais baixos da história. A decisão de reativar o projeto representa uma visão de longo prazo para proteger a produção e garantir previsibilidade em cenários climáticos desafiadores.

Localizada no Noroeste paulista, a Hidrovia Tietê-Paraná conecta São Paulo a Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná, consolidando-se como elo de integração econômica e como atrativo turístico. Só em 2025, mais de 61 mil passageiros já utilizaram embarcações em roteiros turísticos pelo rio, com destaque para a eclusa de Barra Bonita. Com a ampliação do canal de Nova Avanhandava, o Estado dá mais um passo decisivo no fortalecimento da infraestrutura hidroviária e na construção de uma matriz de transporte mais equilibrada, econômica e sustentável para o Brasil.

Caravana 3D

A Caravana 3D é uma iniciativa do Governo de São Paulo que percorre as regiões do estado para levar políticas públicas com foco nos três pilares da gestão: desenvolvimento, dignidade e diálogo. A proposta é fortalecer a articulação com os municípios, promovendo entregas e investimentos que considerem as necessidades locais e contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.

A Caravana reforça o compromisso do governo paulista com uma atuação mais próxima e integrada, baseada na escuta do cidadão e no diálogo com lideranças locais. Em cada etapa, são realizadas visitas aos municípios e ocorrem anúncios de ações concretas nas áreas de saúde, educação, habitação, infraestrutura e segurança.

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