Destinada a conscientizar a população sobre o câncer de pulmão, a campanha Agosto Branco tornou-se oficial com a publicação da Lei 15.207, de 2025 , noDiário Oficial da União(DOU) desta segunda-feira (15). A norma foi sancionada na última sexta-feira pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Com isso, todo mês de agosto terá campanhas para esclarecer a população sobre os sintomas, o prognóstico e o tratamento do câncer de pulmão. Também será feita a divulgação dos serviços de atenção à saúde de referência para o cuidado dos pacientes com câncer de pulmão.
A lei é resultado do PL 4.047/2023 , da deputada Flávia Morais (PDT-GO). A matéria foi aprovada em agosto pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O relator, senador Dr. Hiran (PP-RR), ressaltou que a doença é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo, destacando que a informação e a conscientização podem reduzir significativamente a incidência dos casos.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam que em torno de 30 mil novos casos de câncer de pulmão são diagnosticados anualmente no país. O tabagismo é apontado como a principal causa da doença.

Senado Federal Propostas na CSP miram furtos de celulares seguidos de fraudes
Senado Federal Ampliação da oferta de serviços no SUS é destaque na área da saúde
Senado Federal Subcomissão para Acordo Mercosul-UE deve agilizar ratificação pelo Congresso
Senado Federal Congresso retoma visitação com encenação teatral nos fins de semana
Senado Federal Ano legislativo começa com 24 medidas provisórias pendentes
Senado Federal De olho no público virtual, discursos no Senado ficam mais curtos, aponta estudo Mín. 15° Máx. 23°
Mín. 14° Máx. 20°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 20°
Chuva