A prefeita Mara Bertaiolli assinou, na manhã desta quarta-feira (10), o autorizo para a execução do maior pacote de reformas, adequações e modernização de unidades de ensino de Mogi das Cruzes. O evento aconteceu no CEMPRE Ver. Ivan Nunes Siqueira, no Oropó, e reuniu diretoras, pais de alunos e equipe pedagógica de 29 unidades de ensino.
No evento, foram assinadas as ordens de serviço de 11 unidades, incluindo escolas, creches e o Pró-Escolar. As obras terão início imediato. O pacote total beneficia 30 equipamentos de educação, sendo 29 escolas e o almoxarifado municipal. Os investimentos ultrapassam R$ 20 milhões e beneficiarão cerca de 11 mil estudantes da rede municipal.
“O estado físico das nossas escolas nos deixou muito preocupados. Com muito planejamento, organização e economia nas demais áreas, conseguimos preparar este pacote de reformas em 30 equipamentos de educação. E isso é só o começo. Nosso objetivo é valorizar o profissional e garantir condições de ensino para os nossos alunos.”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
O vice-prefeito Téo Cusatis destacou a preocupação com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros):
“Temos também a preocupação com o AVCB das escolas e prédios e com esse pacote poderemos encaminhar essa demanda e regularizar esta documentação, trazendo mais segurança para nossas equipes e alunos.”
O secretário de Obras e Infraestrutura, Nilmar de Cássia Ferreira, explicou a programação:
“Nesse segundo semestre de 2025 serão concluídas as primeiras dez escolas. Depois teremos novas entregas no primeiro semestre do próximo ano e outras no segundo semestre. Estes serviços são resultado da revisão de contratos, o que permitiu a execução imediata desse programa.”
A secretária de Educação, Darly Aparecida Carvalho, ressaltou:
“O pacote foi recebido com muita alegria pelas escolas, porque é uma demanda antiga. Infraestrutura adequada possibilita uma educação de qualidade para todas as nossas crianças.”
Representantes da comunidade também destacaram a importância. A diretora Ana Paola Marins de Souza Cintra, do CEIM Benedito Ferreira Lopes, afirmou:
“Isso é muito importante. É um marco. Chegamos num ponto em que era necessária a obra. O Conselho ficou feliz com o anúncio. É uma conquista de muitos anos de luta.”
A diretora Tainá Rodrigues, do CEMPRE Ivan, acrescentou:
“Aqui é uma estrutura muito grande e tínhamos dificuldade em fazer a manutenção preventiva, principalmente nos telhados. Essa reforma vai ser essencial para oferecer uma qualidade de ensino melhor para as crianças.”
A mãe Stefanie Santos da Silva, tesoureira da APM, destacou:
“Era uma proposta que já vínhamos tentando viabilizar. Vimos a felicidade das crianças quando foi comunicada a reforma. É gratificante. Uma conquista da comunidade.”
Participaram do evento secretários municipais, lideranças de bairro, vereadores e a Câmara Municipal, representada pelo presidente José Francimário Vieira (Farofa), além da Comissão de Educação.
“Este pacote de reformas é fruto de uma gestão planejada, bem pensada e de resultados. É fundamental cuidar das nossas estruturas escolares e dar essa segurança para professores e diretores. Estamos juntos para oferecer as melhores condições às nossas crianças.”, concluiu a prefeita Mara Bertaiolli.
As demais unidades terão início em 2026, com conclusão prevista para 2027, contemplando escolas e CEIMs em diversas regiões da cidade.