A prefeita Mara Bertaiolli assinou, nesta terça-feira (09), a ordem de serviço para a reforma e ampliação do CEIM Maria Martinha Cardoso Paes, no bairro Biritiba Ussu, em Mogi das Cruzes. Com investimento de R$ 1.924.891,64, a obra ampliará a oferta em 80 novas vagas de período integral para crianças da Primeira Infância.
Atualmente, a unidade atende 177 alunos — sendo 71 em período integral e 106 em período parcial. Após as obras, passará a contar com quatro novas salas, sanitários, pátio coberto, playground e fechamento externo. A escola também será revitalizada, com pintura externa completa.
“Colocamos a educação como prioridade. Queremos dar condições para que nossos educadores façam o melhor pelas nossas crianças”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
Inicialmente contratada em junho de 2024, a obra havia sido suspensa por falta de licenciamento ambiental. Agora, com a autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a reforma foi retomada. A empresa responsável pela execução é a Topus Terra, com prazo de entrega previsto para março de 2026.
Durante o evento, a prefeita destacou o papel do vice-prefeito Téo Cusatis, que liderou a revisão de contratos, permitindo economias que viabilizaram não apenas esta ampliação, como também a construção de dois novos Cempres na cidade.
“Esta obra é resultado de um trabalho de equipe para trazer para a comunidade o que estavam esperando há algum tempo”, disse o secretário de Obras e Infraestrutura, Nilmar de Cássia Ferreira.
A secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvailho, também falou sobre a importância da obra:
“Estamos cumprindo o compromisso de ampliar o período integral, mas também valorizando a Primeira Infância. Estudos comprovam que se cuidamos das crianças desde o berçário até os seis anos, eles provavelmente terão um futuro melhor”.
A creche é administrada pela Associação Mogiana de Ações para Cidadania (AMAC) e foi inaugurada em 2011. A coordenadora pedagógica é Naiara Cristina de Assis Silva. A ampliação foi bem recebida por pais e responsáveis.
“Minha filha começou a estudar aqui esse ano. Vai ser bom ter mais vagas, vai melhorar. Mais crianças poderão vir”, disse Daiane da Silva, mãe da aluna Amaná da Silva, de três anos.
O evento contou com a presença do secretário de Segurança, Gilberto Ito; do presidente da Câmara Municipal, José Francimário Vieira de Macedo (Farofa); da presidente da Comissão de Educação, Malu Fernandes; e do vereador Edson Santos. A cerimônia foi encerrada com apresentação do Trio Popular da Sinfônica Mogi.