Terça, 09 de Setembro de 2025 17:29
Geral São Paulo

PM deflagra ação contra o ‘golpe da zona azul’ no centro de SP

Operação Guardião Fantasma tem como alvo golpistas que falsificavam o sistema de pagamento de estacionamento rotativo

09/09/2025 11h12
Por: Redação Fonte: Secom SP
Nos últimos meses, cerca de 20 pessoas estão sendo monitoradas por suspeita de envolvimento nesse tipo de crime
Nos últimos meses, cerca de 20 pessoas estão sendo monitoradas por suspeita de envolvimento nesse tipo de crime

A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), realiza na manhã desta terça-feira (9) a Operação Guardião Fantasma com o objetivo de coibir e combater o golpe da zona azul no centro da capital paulista.

Os golpistas se passam por pessoas autorizadas a comercializar o Cartão Azul Digital (CAD), que é o sistema oficial de pagamento do estacionamento rotativo em São Paulo, a zona azul. Ele substituiu os antigos talões de papel e hoje funciona de forma digital.

Com a fraude, as vítimas acabavam comprando cartões falsificados e, durante a fiscalização digital, eram autuadas por estarem irregulares. A infração é considerada grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Nos últimos meses, cerca de 20 pessoas estão sendo monitoradas por suspeita de envolvimento nesse tipo de crime. As equipes identificaram e mapearam os pontos onde o golpe costuma ser aplicado. Os agentes estarão posicionados em locais estratégicos para autuar os responsáveis e proteger possíveis vítimas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.