Sexta, 05 de Setembro de 2025 14:46
Suzano Dança é Política

Suzano discute políticas públicas para a dança em Brasília

Município participa de encontro nacional

05/09/2025 09h21
Por: Redação
Evento realizado na terça e na quarta-feira (02 e 03/09) teve o objetivo de ouvir artistas e gestores públicos de todo o País
Evento realizado na terça e na quarta-feira (02 e 03/09) teve o objetivo de ouvir artistas e gestores públicos de todo o País

Suzano esteve entre os municípios convidados para o encontro “Dança é Política”, promovido pelo Fórum Nacional de Dança e pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) em Brasília, na última terça e quarta-feira (02 e 03/09). A cidade foi representada pela diretora de Cultura, Márcia Belarmino, que colaborou nas discussões sobre o aprimoramento das políticas públicas culturais no País.

Presenças de destaque

O evento contou ainda com a presença da presidente da Funarte, Maria Marighella, e do diretor executivo, Leonardo Lessa; da secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, Roberta Martins; além dos deputados federais Vicente Paulo da Silva (Vicentinho), Carlos Zarattini, Lídice da Mata e Jandira Feghali.

Diretoria de Dança da Funarte

O encontro marcou um momento político importante ao discutir a criação da futura Diretoria de Dança da Funarte, que deverá assegurar a continuidade e a institucionalização das ações federais voltadas ao setor. A programação incluiu mesas temáticas, grupos de trabalho e rodas de conversa com foco na formulação coletiva de diretrizes estruturantes.

Construção coletiva de políticas

As discussões abordaram políticas públicas setoriais para a fruição e o fortalecimento da dança, promovendo diálogo e cooperação entre artistas, gestores, pesquisadores e educadores. O encontro deu continuidade a debates iniciados em agosto, em reuniões virtuais sobre a inserção da dança no Programa Brasil das Artes e na Política Nacional Aldir Blanc.

Avanços no âmbito nacional

As propostas estão alinhadas à Política Nacional das Artes (PNA), que deve ser instituída por decreto presidencial. A PNA reúne princípios e diretrizes que irão orientar o Estado brasileiro e a sociedade civil na promoção e proteção do direito às artes.

“Buscamos contribuir com as discussões que têm relação com as melhorias para todos que atuam neste setor. Tivemos a oportunidade de estar perto de grandes profissionais do ramo, mostrando nossa visão quanto à implementação de novas políticas públicas”, declarou Márcia Belarmino.

“Nossa cidade tem uma atuação expressiva em diferentes segmentos da Cultura. No caso da dança, tivemos neste mês de agosto uma programação vasta de eventos voltados exclusivamente a essa linguagem e, agora, estamos acompanhando o avanço das propostas para o setor, para que possamos contemplar os artistas e proporcionar cada vez mais entretenimento para a população”, destacou o secretário interino de Cultura, Geraldo Garippo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.