A prefeita Mara Bertaiolli assinou na tarde desta terça-feira (2/9) a ordem de serviço para a reforma da EM Profª Teresa Martins Pinhal, na Vila Jundiaí. O anúncio integrou as comemorações pelos 30 anos da unidade e atende a uma demanda de uma década da comunidade escolar.
“Anunciamos a reforma desta escola, trazendo cada vez mais qualidade para o trabalho que vocês fazem aqui. É uma reforma planejada com muito carinho”, disse a prefeita Mara Bertaiolli.
“Vamos começar uma grande história aqui para vocês. São 30 anos de serviço para a comunidade. Trazemos boas notícias com esta reforma para uma escola que foi tão bem cuidada todos estes anos”, destacou o vice-prefeito Téo Cusatis.
A obra será executada pela Trópico Construtora e Incorporadora, com prazo estimado de quatro meses e investimento de R$ 678.019,21.
Há dez anos na direção, o diretor Arnaldo Rodrigues da Silva celebrou o anúncio:
“Vocês não sabem o quanto a gente está feliz. Estamos esperando há 10 anos por esse momento e ele chegou. Vocês estão escrevendo o futuro da escola”.
A escola atende 192 alunos de Infantil III e IV (4 e 5 anos) e desenvolve os projetos Alimentação Saudável, Sustentabilidade e Afrobrasilidades.
A programação dos 30 anos foi organizada em cinco eixos temáticos: escola do passado (pioneiros e origem), escola do presente (valores em construção), escola do futuro (a idealizada pelas crianças), a patrona professora Teresa Martins Pinhal e escola & cidade (transformações do entorno). Os eixos geraram a exposição “De repente 30 anos”, com atividades dos alunos.
Foram entregues homenagens à prefeita, à secretária de Educação Darly Aparecida de Carvalho e à adjunta Maria Aparecida Cervan Vidal. Pelo passado da escola, receberam tributos as professoras aposentadas Marisa Miwa Yamaguchi Geremias, Jimena Bengas Ortiz Pereira e Célia Regina de Oliveira Rodrigues, além da ex-diretora Adriana Jesus e da primeira diretora, Márcia Valéria Cruz.
Para marcar o presente, o diretor Arnaldo Rodrigues da Silva Junior fez uma placa em homenagem aos servidores em atividade, recebida pela professora Andrea Aparecida Viana e pela colaboradora da Demax, Samara Pereira Santana.
“Essa notícia foi maravilhosa, algo muito esperado por nós. Organizamos a escola para que ela ficasse sempre bonita, mas a reforma fugia da nossa alçada. Os pais vão gostar muito”, disse uma professora da unidade.
Inaugurada em 2 de setembro de 1995 pelo então prefeito Manoel Bezerra de Melo, a escola é fruto da mobilização dos moradores do bairro pela construção de uma pré-escola e de um posto de saúde. A patrona, professora Teresa Martins Pinhal, mogiana, atuou em escolas de Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim e faleceu em 1980. A família esteve representada pelos filhos Paulo Pinhal e Deá Licia Pinhal.
Fotos: Divulgação/PMMC