Empreender é um dos maiores sonhos do brasileiro, segundo o Monitor Global de Empreendedorismo (GEM), levantamento mundial realizado com a ajuda do Sebrae. No estado de São Paulo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferece cursos gratuitos para capacitar os paulistas a tirarem o sonho do papel e empreender. Pela plataforma Trampolim, há cursos gratuitos, no formato remoto e presencial, de educação e gestão empreendedora.
São 28 cursos na área de gestão de negócios com inscrições abertas, somando 6.920 vagas por todo estado. As aulas abrangem desde funções administrativas e de logística até as áreas de finanças, atendimento, vendas e tecnologia aplicada, como Power BI e Excel para empresas, oferecendo uma ampla variedade de formações para diferentes perfis empreendedores.
Os cursos de qualificação são oferecidos nos períodos matutino (8h às 12h), vespertino (13h às 17h) e noturno (18h às 22h). Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso. As inscrições são feitas pelo site www.trampolim.sp.gov.br .
A jovem Maria Eduarda de Souza de Almeida, de 21 anos, buscou o curso de gestão financeira na plataforma para começar o próprio negócio com uma boa base teórica. “É fundamental ter o planejamento adequado e saber por onde começar. Para mim, a maior dificuldade para empreender é a parte financeira, se organizar para conseguir investir. Busquei o curso para ter um planejamento e uma qualidade de vida melhor”, explica.
As aulas oferecidas na plataforma Trampolim auxiliam um problema comum dos empreendedores brasileiros: mais de 90% deles têm dificuldades na gestão financeira e 70% na gestão de pessoas, segundo o estudo “Cabeça de Dono” realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com o Banco Itaú.
“Os cursos oferecem ferramentas práticas e teóricas para o empreendedor sobre gestão e finanças de negócios. Desde o planejamento estratégico até processos operacionais e administrativos e complementares, como gestão de pessoal”, explica Fabiano Cesar Lopes, professor do SEST/SENAT, instituição parceira da secretaria que ministra os cursos. “A qualificação gratuita auxilia o empreendedor a transformar o sonho em realidade”, destaca.
Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a plataforma Trampolim integra, em um único ambiente digital, ações de capacitação, empregabilidade e desenvolvimento regional. A ferramenta oferece acesso gratuito a cursos, orientação profissional e serviços de apoio, além de aproximar empresas de candidatos qualificados.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).