A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) lançou o edital para a outorga do Selo “Amigo da Pessoa com TEA”. A iniciativa tem como objetivo destacar e valorizar empresas privadas, instituições públicas municipais e estaduais, além de Organizações da Sociedade Civil com atuação no Estado de São Paulo. O Selo reconhece ações em campos como acessibilidade, inclusão escolar, social, cultural e esportiva, atendimento humanizado e capacitação de equipes.
A iniciativa tem como objetivo destacar e valorizar projetos que promovam os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), incentivando práticas inclusivas em diferentes áreas da sociedade. Para autenticar uma empresa com o selo, o Edital solicita o envio de materiais comprobatórios e termo de compromisso, a serem julgados pelo comitê gestor do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA).
O edital e o formulário estão disponíveis no site da SEDPcD a partir do dia 3 de setembro até o dia 14 de outubro. Dentre os critérios de avaliação estão relevância da iniciativa para o público com TEA; grau de acessibilidade e inclusão; potencial de replicabilidade; sustentabilidade da ação e clareza e consistência das informações prestadas.
“Queremos incentivar empresas, instituições e organizações a se tornarem verdadeiras parceiras na inclusão. O Selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’ é uma forma de destacar quem assume esse compromisso e contribui para que pessoas com autismo tenham mais acesso, oportunidades, respeito e qualidade de vida”, afirmou o secretário Marcos da Costa.
Além do Selo, a Secretaria desenvolve outras ações que fortalecem a inclusão das pessoas com TEA. Entre elas, destaca-se o Centro TEA Paulista, espaço de referência para atendimento especializado, oferecendo suporte multidisciplinar, acolhimento familiar e articulação com políticas públicas de saúde, educação e assistência social. Também há a CipTEA, documento de identificação que facilita o acesso de pessoas com TEA a serviços públicos e privados com atendimento adequado, podendo ser solicitado online pelo portal ciptea.sp.gov.br ou nos postos do Poupatempo, sendo 27 deles equipados com salas sensoriais.
A SEDPcD também possui o Selo de Identificação Veicular, criada em parceria com o Detran-SP e a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), que inclui um QR Code vinculado à CipTEA que alerta motoristas sobre a presença de uma pessoa com autismo no veículo, promovendo maior segurança e conforto. Mais de 65% das pessoas que emitiram a CipTEA já identificaram seus veículos.