Com a aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo de projetos de lei que concedem o título de Município de Interesse Turístico (MIT) a 70 cidades do estado, os programas de fomento ao turismo rural do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, reforçam a vocação do campo como destino turístico.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, o turismo rural desponta como uma das maiores forças de transformação do interior paulista. “Estamos garantindo que o campo seja cada vez mais um destino de qualidade para visitantes e oportunidade de renda para os produtores como forma de ampliar as vocações das propriedades rurais”, afirma.
Infraestrutura Rural
O programa Melhor Caminho, que recupera estradas rurais de terra, já conta com 33 obras em andamento, somando 210 quilômetros e R$32,6 milhões em investimentos, garantindo infraestrutura adequada para que visitantes cheguem às propriedades rurais.

Certificação de Artesanal
Na área de produção artesanal, São Paulo alcançou a marca de 215 produtores registrados no SISP Artesanal, sendo 175 durante a atual gestão, resultado de uma legislação moderna que facilitou a regularização e retirou centenas de famílias da informalidade.

Rotas do Agroturismo
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento possui ações e projetos importantes que buscam ajudar e impulsionar o turismo rural no Estado de São Paulo.
Uma das frentes de destaque é a criação de rotas de agroturismo, que unem tradição, identidade cultural e desenvolvimento econômico. A Rota do Café e a Rota do Vinho já foram lançadas, enquanto a Rota da Cachaça Paulista está em fase de desenvolvimento e deverá consolidar itinerários temáticos em alambiques do interior.
Além do programa de rotas, a SAA tem incentivado concursos de produtos típicos com o foco de promover a qualidade e a diferenciação no mercado, com o exemplo do Concurso de Qualidade do Café e da Cachaça Paulista, que fomenta e valoriza melhores produtos, trazendo reconhecimento nacional e internacional, além de promover a formalização dos produtores.
O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) oferece linhas de crédito que contemplam investimentos em turismo rural. Os recursos podem contemplar: adequação de infraestrutura, aquisição de equipamentos e implantação de roteiros integrados à produção agrícola.
A Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) fornece assistência aos produtores interessados no turismo rural, oferecendo planejamento de atividades turísticas em propriedades rurais, orientações sobre adequação sanitária e ambiental, capacitação em gestão, recepção e comercialização e apoio na integração dos agricultores às rotas e concursos.
Esse conjunto de ações fortalece o agroturismo paulista como vetor de desenvolvimento, resgatando tradições, agregando valor aos produtos e ampliando a geração de renda no meio rural.
São Paulo Governo de SP entrega chaves da casa própria a 176 famílias e viaduto estaiado em São Bernardo do Campo
Geral Ação em Heliópolis oferece serviços federais gratuitos neste sábado
São Paulo Governo de São Paulo inaugura novas alas do Hospital Municipal de Bertioga
Geral Andarilho invade Ponte Rio-Niterói e causa confusão no trânsito
São Paulo Exposição explora as diferentes dimensões do tempo e da eternidade no Centro Universitário MariAntonia da USP
São Paulo Governo de SP lança Operação Verão Integrada com reforço em segurança, mobilidade, saúde e meio ambiente para o litoral Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 15° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 32°
Chuvas esparsas