A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (2) projeto que confere ao município de Maués, no Amazonas, o título de Capital Nacional do Guaraná. O PL 2.913/2022 , do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), teve parecer favorável do senador Plínio Valério (PSDB-AM) e, se não houver recurso para votação em Plenário, seguirá para sanção presidencial.
Conhecido como “Terra do Guaraná”, Maués, a 267 km de Manaus, é responsável por grande parte da produção nacional da fruta. Plínio Valério destaca que o guaraná é uma cultura profundamente ligada às tradições locais e parte importante da identidade da região. Anualmente, o município organiza a Festa do Guaraná, que celebra lendas e a cultura do fruto.
— Maués é o berço do guaraná. Este título reforça o orgulho da população e ajuda a preservar as tradições culturais relacionadas ao guaraná — afirmou.
Para o senador, o título deve impulsionar a economia local, aumentando a visibilidade do produto tanto no Brasil quanto no exterior.
— O reconhecimento pode abrir novos mercados e ampliar as oportunidades de exportação — destacou.
O relator também apontou que o título pode fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural, beneficiando pequenos agricultores e comunidades indígenas da região.
Senado Federal Proteção contra desconto em benefício previdenciário aguarda votação na CAS
Senado Federal Cigarro eletrônico e passe livre estão entre 100 projetos prontos para votação na CAE
Senado Federal Reforma do Código Civil pode avançar no Senado em 2026
Senado Federal Propostas na CSP miram furtos de celulares seguidos de fraudes
Senado Federal Ampliação da oferta de serviços no SUS é destaque na área da saúde
Senado Federal Subcomissão para Acordo Mercosul-UE deve agilizar ratificação pelo Congresso Mín. 15° Máx. 23°
Mín. 14° Máx. 20°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 20°
Chuva