A 3ª Caminhada da Patrulha Maria da Penha pelo Fim da Violência Contra a Mulher reuniu mais de 700 pessoas no último sábado (30) e marcou o encerramento da campanha Agosto Lilás em Suzano. O evento tomou as ruas do centro da cidade, reforçando a importância da união na luta contra a violência de gênero.
A mobilização contou com a presença do prefeito Pedro Ishi; da primeira-dama Déborah Raffoul Ishi; de secretários municipais; do presidente da Câmara, Artur Takayama; além de vereadores e de toda a equipe da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, liderada por Francisco Balbino.
Também participaram a comandante da GCM, Tatiana Orita; o subcomandante Rodrigo Kanashiro; e os vereadores Adilson Horse, Maizena, Josias Mineiro e Leandrinho.
A caminhada foi organizada pela Patrulha Maria da Penha, coordenada por Jaqueline Lima, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Durante a ação, também foi reforçada a campanha de arrecadação de absorventes. O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), representado por sua presidente Patrícia Braga, esteve presente apoiando a causa.
A saída ocorreu no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, seguindo até a Praça João Pessoa, passando pela rua Baruel, Praça dos Expedicionários e rua General Francisco Glicério. Faixas e mensagens reforçaram a importância do respeito e chamaram a atenção de moradores e comerciantes durante a manhã de sábado.
“Aproveitamos esta oportunidade para mostrar o quão importante é mobilizar a sociedade em torno desta luta. A caminhada mostrou que as mulheres não estão sozinhas e que podem contar com a gente”, afirmou a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Jaqueline Ferreira.
“Nossa equipe realiza um trabalho essencial para proteger, acolher e orientar mulheres em situação de vulnerabilidade. Graças a esse comprometimento, mantemos em zero o número de feminicídios entre as mulheres atendidas pelo grupamento”, destacou o secretário Francisco Balbino.
“Dar visibilidade e fortalecer a consciência em torno desta causa é fundamental. Temos uma rede de serviços e equipes especializadas, e atividades como esta reforçam a mobilização da sociedade”, ressaltou a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi.
“Nossa Patrulha Maria da Penha é referência e visita outras cidades para apresentar o trabalho que fazemos aqui. Temos uma rede de proteção robusta, com o Departamento da Mulher, a Clínica da Mulher e a Sala Rosa na Delegacia de Defesa da Mulher. Nosso foco é garantir direitos e qualidade de vida”, afirmou o prefeito Pedro Ishi.
A caminhada integrou uma série de atividades do Agosto Lilás, que também incluiu ações em postos de saúde e o 1º Fórum Contra a Violência Doméstica e Familiar, realizado na 55ª Subseção da OAB de Suzano, em parceria com a Comissão da Mulher Advogada.