Mais de 30 mil pessoas compareceram à Avenida Cívica, nesta segunda-feira (1º), para celebrar os 465 anos de Mogi das Cruzes. O evento marcou um dos maiores Desfiles Cívicos da história da cidade, reunindo 8 mil participantes de diferentes segmentos da sociedade e departamentos da Prefeitura.
A prefeita Mara Bertaiolli, acompanhada de autoridades, saudou os participantes e destacou a união da cidade no tema escolhido para este ano: “Mogi, cidade que abraça”.
“Hoje é um dia muito especial para todos na nossa cidade. Mostramos a nossa educação, o esporte, o social, a solidariedade e todos que fazem uma Mogi melhor a cada dia. É momento de celebrar”, afirmou a prefeita.
Entre os presentes estavam o deputado federal Marcio Alvino, o presidente da Alesp, deputado André do Prado, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli; além do prefeito de Suzano, Pedro Ishi e sua esposa, Débora Ishi. Vereadores municipais e autoridades regionais também participaram.
O desfile contou com a incorporação da Bandeira Nacional, execução do Hino Nacional pela Banda Sinfônica e o hasteamento das bandeiras do Brasil, São Paulo e Mogi das Cruzes. O Tiro de Guerra abriu o desfile militar, seguido pelas forças de segurança — Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental e Instituto de Criminalística.
Na parte cívica, alas temáticas retrataram a Primeira Infância, a Longevidade, as escolas municipais, a diversidade cultural e projetos sociais. A Secretaria da Mulher estreou na celebração, com ações de empoderamento e empreendedorismo feminino.
A diversidade cultural foi celebrada com mais de 500 integrantes ligados à Cultura, incluindo povos originários, congadas, Festa do Divino, oficinas culturais e escolas de samba. A música teve destaque com os projetos “Pra Ver a Banda Passar” e “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, que animaram o público.
“Muito interessante e importante para as crianças, para a população e para a sociedade em geral”, disse o professor de futebol Hugo Piegas.
“Primeiro desfile da minha filha, e eu espero que isso continue por muitos anos”, relatou a professora de yoga Ana Benaton.
“É sempre bom poder mostrar a nossa modalidade. É importante fazer parte dessa história”, destacou o aluno de karatê Matheus Stark.
O desfile terminou com a passagem da frota de veículos da Prefeitura, tratores da AGCO/Valtra, motoclubes, jipes e carros antigos. A faixa final trouxe a mensagem: “Sintam-se Abraçados”.
As comemorações seguem ao longo do dia com atividades culturais no Parque Centenário e, à noite, com o clássico entre Mogi Basquete e Bauru, no Ginásio Hugo Ramos. A programação completa pode ser conferida no site oficial da Prefeitura: mogidascruzes.sp.gov.br.