O Governo de São Paulo, por meio do Fundo Social, inaugurou nesta sexta-feira (29) a primeira Praça da Cidadania de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Localizado no Jardim Planalto, o espaço reúne áreas de esporte, lazer, convivência e uma Escola de Qualificação Profissional com cursos gratuitos voltados à população.
Com a entrega, São Bernardo passa a integrar a rede de Praças da Cidadania já instaladas em Guarulhos, Osasco, Itapevi, Mauá, Mogi das Cruzes, Paraisópolis, Vila da Paz, Hortolândia, Itaquaquecetuba e Santo André. A nova unidade é a 11ª inaugurada no Estado.
O empreendimento ocupa uma área superior a 40 mil m², planejada para atender diferentes faixas etárias e necessidades da comunidade. Entre os equipamentos disponíveis estão campo de futebol, quadras poliesportiva e society, pista de skate, academia ao ar livre, playground, piscina, pista de caminhada e área de jogos. A estrutura também abriga salas de aula para cursos de qualificação profissional.
“Este é um local para a prática de esportes e convivência, mas não é só isso: acima de tudo, este é um espaço de capacitação e transformação. As pessoas virão para esta Praça da Cidadania para fazer cursos de capacitação de curta duração que conecta as pessoas mais rapidamente ao mercado de trabalho. Acreditamos na inserção produtiva: vamos formar as pessoas, que vão encontrar um emprego, prosperar e levar o pão para casa. Tenho certeza de que muitas vidas serão transformadas aqui. O Governo de São Paulo está aqui para caminhar junto com São Bernardo”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A implantação da Praça da Cidadania contou com investimentos de mais de R$ 20 milhões, viabilizados pelo Fundo Social de São Paulo, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Após a entrega, a Prefeitura de São Bernardo do Campo ficará responsável pela manutenção e zeladoria do espaço, enquanto o Fundo Social continuará a gerir a Escola de Qualificação Profissional, garantindo a oferta de cursos gratuitos à população.
Integrada ao projeto, a Escola de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de São Bernardo do Campo oferece cursos em seis áreas: moda e arte, beleza e bem-estar, gastronomia, informática, construção civil e administração. Com capacidade para atender até 120 alunos por dia, a iniciativa busca ampliar oportunidades, gerar renda e promover inclusão social.
A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, destacou a relevância da ação. “É isso que buscamos em cada Praça da Cidadania: criar condições para que cada cidadão sonhe, alcance autonomia, tenha acesso ao mercado de trabalho e construa uma vida melhor para si e para sua família”, afirmou.
A Praça da Cidadania de São Bernardo do Campo também foi planejada com foco em soluções sustentáveis, que reduzem impactos ambientais e promovem eficiência no uso de recursos. O projeto conta com iluminação em LED, pisos permeáveis, jardins de chuva para retenção e infiltração das águas pluviais, além de um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva destinado ao uso nos sanitários.
O programa continua em expansão. Em 2025, estão previstas novas inaugurações das Praças da Cidadania em Embu das Artes, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, fortalecendo a política pública de integração social, lazer e qualificação profissional em diferentes regiões do Estado.
São Paulo Governo de SP entrega chaves da casa própria a 176 famílias e viaduto estaiado em São Bernardo do Campo
Geral Ação em Heliópolis oferece serviços federais gratuitos neste sábado
São Paulo Governo de São Paulo inaugura novas alas do Hospital Municipal de Bertioga
Geral Andarilho invade Ponte Rio-Niterói e causa confusão no trânsito
São Paulo Exposição explora as diferentes dimensões do tempo e da eternidade no Centro Universitário MariAntonia da USP
São Paulo Governo de SP lança Operação Verão Integrada com reforço em segurança, mobilidade, saúde e meio ambiente para o litoral Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 16° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 32°
Parcialmente nublado