A cidade de São Paulo atingiu neste ano o maior número de presos desde 2020. Entre janeiro e julho, 26.661 infratores foram detidos em flagrante ou por mandado judicial. Em comparação ao ano passado, houve um aumento de 8% no total de presos.
A atuação das forças de segurança refletiu diretamente nas ocorrências criminais no município. No período analisado, a quantidade de roubos, incluindo de carga e a banco, chegou ao menor patamar da história.
Até julho deste ano, a Polícia Civil registrou 59.867 roubos na capital paulista. Em comparação com janeiro a julho de 2024, a redução foi de 13,6%, quando aconteceram 69.334 delitos dessa natureza.
A área central da capital paulista concentrou a maior quantidade de pessoas presas neste ano, 4.631, sendo quase a metade em flagrante. Como resultado, em sete meses, os roubos passaram de 11.157, no ano passado, para 8.844 entre janeiro e julho de 2025.
O delegado Carlos Eduardo de Carvalho, responsável pela 1ª Seccional, disse que o trabalho integrado com a Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana tem sido crucial para obter esses resultados.
“Essa união, atrelada às ações estratégicas e de inteligência, permite que cheguemos aos criminosos. É o combate incansável ao tráfico de drogas, com foco especialmente no traficante, além do combate aos crimes patrimoniais e de receptação, com desenvolvimento de grandes operações e mais patrulhamento preventivo”, destacou.
Além do centro, outra área que se destacou no período analisado foi a 2ª Seccional de Polícia, na zona sul da capital, nas regiões do Ipiranga, Sacomã, Jabaquara, Vila Mariana e outros bairros.
No acumulado de janeiro a julho deste ano, 2.426 infratores foram presos. A região também teve queda de 10,3% nos roubos, com 6.422 ocorrências. Esse foi o menor número de crimes dessa natureza desde 2001 para a região.
Na zona norte de São Paulo, nas regiões da Freguesia do Ó, Carandiru, Casa Verde, Jaçanã, entre outros — na 4ª Seccional —, os roubos caíram 22% neste ano, passando de 7.616 para 5.935. No período, entre janeiro e julho deste ano, 3.520 pessoas foram detidas na área — um aumento de 17,8%.
São Paulo Governo de SP entrega chaves da casa própria a 176 famílias e viaduto estaiado em São Bernardo do Campo
Geral Ação em Heliópolis oferece serviços federais gratuitos neste sábado
São Paulo Governo de São Paulo inaugura novas alas do Hospital Municipal de Bertioga
Geral Andarilho invade Ponte Rio-Niterói e causa confusão no trânsito
São Paulo Exposição explora as diferentes dimensões do tempo e da eternidade no Centro Universitário MariAntonia da USP
São Paulo Governo de SP lança Operação Verão Integrada com reforço em segurança, mobilidade, saúde e meio ambiente para o litoral Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 16° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 32°
Parcialmente nublado