Neste Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou o painel da Política Estadual de Controle do Tabaco. A ferramenta digital apresenta os indicadores do programa, que fortalece a prevenção, o tratamento e a fiscalização relacionados ao tabagismo no território paulista.
O painel permite que a população acompanhe, em tempo real, os atendimentos realizados; o perfil epidemiológico da população atendida — incluindo sexo, faixa etária e formação acadêmica. Além da quantidade de pacientes em cessação do tabaco por semana.
Em 2024, o Estado de São Paulo registrou 99 mil atendimentos. Neste ano, até 12 de agosto, foram 29 mil. O painel pode ser acessado pelo link: https://nies.saude.sp.gov.br/ses/publico/tabagismo .
Em janeiro deste ano, a SES instituiu a Política Estadual de Controle do Tabaco, com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e tratamento do tabagismo e/ou nicotinismo no estado por meio da capacitação dos profissionais de saúde, ampliação do acesso ao tratamento para cessação do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), campanhas educativas e de conscientização da população, fiscalização do cumprimento da lei antifumo e monitoramento dos indicadores relacionados ao tabagismo.
A política também prevê a articulação intersetorial com outras áreas do governo e da sociedade civil para o enfrentamento do tabagismo de forma integral e sustentável.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito todos os níveis de atenção para quem deseja parar de fumar. Para ter acesso, é necessário levar um documento com identidade e se inscrever no Programa Cessação de Tabagismo.
O atendimento inclui desde avaliação clínica com os profissionais de saúde até terapia medicamentosa, quando necessário. Nos encontros semanais, são avaliados pontos como; o que leva o usuário a fumar, o nível de dependência da nicotina e a eventual existência de comorbidades. O paciente também é constantemente conscientizado sobre os riscos do consumo do cigarro, os benefícios ao parar com o hábito e como prevenir recaídas.
O programa é promovido pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), e coordenado pela SES. Na rede municipal de saúde, o atendimento é feito regularmente e está preparado para realizar o acolhimento e o acompanhamento da cessação do tabagismo.
Por meio do quiz “Vida sem Nicotina”, Programa Estadual de Controle do Tabagismo, a população que quem tem o hábito do tabagismo e deseja parar de fumar, consegue realizar um teste para avaliar o nível de dependência à nicotina, medido pelo Teste de Fagerström. A ferramenta está disponível para celulares Android e IOS, e no site do Poupatempo.
Com base no resultado, o programa indica a rede de tratamento mais próxima para todos os usuários de tabaco ou qualquer outra forma de substância com nicotina, incluindo, cigarrilhas, charutos, fumo mascado, narguilé e os cigarros eletrônicos. Acesse o link: https://www.poupatempo.sp.gov.br/carta/A67F1A42-E65E-46EF-B9B8-23979DD5E960
São Paulo Governo de SP entrega chaves da casa própria a 176 famílias e viaduto estaiado em São Bernardo do Campo
Geral Ação em Heliópolis oferece serviços federais gratuitos neste sábado
São Paulo Governo de São Paulo inaugura novas alas do Hospital Municipal de Bertioga
Geral Andarilho invade Ponte Rio-Niterói e causa confusão no trânsito
São Paulo Exposição explora as diferentes dimensões do tempo e da eternidade no Centro Universitário MariAntonia da USP
São Paulo Governo de SP lança Operação Verão Integrada com reforço em segurança, mobilidade, saúde e meio ambiente para o litoral Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 16° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 32°
Parcialmente nublado