O Governo de São Paulo lançou nesta sexta-feira (29) o edital de chamamento público para seleção de municípios interessados em participar do Programa Estadual de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos, conhecido como Programa de Castração. Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a iniciativa apoia prefeituras na realização de mutirões de castração, com recursos da ordem de R$ 4,7 milhões, contribuindo para o manejo ético da população de animais, a redução do abandono e a prevenção de zoonoses.
“O programa é uma política pública consolidada que alia saúde, bem-estar animal e qualidade de vida nas cidades. Com o chamamento, damos mais um passo para ampliar o acesso dos municípios às ações e fortalecer o impacto positivo junto às comunidades”, afirma o subsecretário de Meio Ambiente da Semil, Jônatas Trindade.
Os municípios poderão manifestar interesse por meio do preenchimento do formulário disponível no site da Semil ( https://semil.sp.gov.br/programa-castracao-formulario ). O prazo para envio do formulário vai até as 23h59 do dia 19 de setembro.
O processo de seleção seguirá um cronograma definido. Após o encerramento das inscrições, a Comissão de Habilitação avaliará as manifestações de interesse até 26 de setembro, e o resultado preliminar será divulgado até 29 de setembro. A publicação final da homologação está prevista até 6 de outubro.
Serão priorizadas as cidades com maior demanda de castrações, presença de Unidades de Conservação, menor número de habitantes e existência de órgãos municipais de bem-estar animal.
“A definição de critérios objetivos garante que os mutirões cheguem aonde são mais necessários. É um esforço conjunto entre Estado e municípios para reduzir a superpopulação de cães e gatos, fortalecer a guarda responsável e combater o abandono”, destaca a diretora da Diretoria de Bem-Estar Animal da Semil, Rebecca Politti.
A seleção não garante participação automática no programa, pois dependerá de critérios técnicos e da disponibilidade orçamentária.
Criado pelo Decreto Estadual nº 55.373/2010 e reorganizado em 2018, o Programa Estadual de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos promove castrações, identificação dos animais, incentivo à adoção e campanhas educativas, reforçando a guarda responsável, prevenindo doenças e protegendo tanto os animais quanto a saúde coletiva.
São Paulo Governo de SP entrega chaves da casa própria a 176 famílias e viaduto estaiado em São Bernardo do Campo
Geral Ação em Heliópolis oferece serviços federais gratuitos neste sábado
São Paulo Governo de São Paulo inaugura novas alas do Hospital Municipal de Bertioga
Geral Andarilho invade Ponte Rio-Niterói e causa confusão no trânsito
São Paulo Exposição explora as diferentes dimensões do tempo e da eternidade no Centro Universitário MariAntonia da USP
São Paulo Governo de SP lança Operação Verão Integrada com reforço em segurança, mobilidade, saúde e meio ambiente para o litoral Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 16° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 32°
Parcialmente nublado