O Governo de São Paulo disponibilizou nesta quinta (28) o mapa atualizado do transporte metropolitano de São Paulo com as mudanças desta semana em três linhas da CPTM.
A partir também desta quinta, as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM passam a ter a estação Palmeiras-Barra Funda como novo terminal . Com isso, todos os passageiros deverão desembarcar na Barra Funda e seguir viagem em direção a Jundiaí ou Rio Grande da Serra fazendo a transferência no mesmo nível, pelas plataformas 5 e 6, com segurança e comodidade.
A mudança dá continuidade às alterações iniciadas na segunda-feira (25), quando a Linha 11-Coral iniciou a operação assistida em dias úteis até a Barra Funda , funcionando diariamente entre 4h e meia-noite. Assim, passageiros do Alto Tietê e da zona leste podem chegar diretamente à zona oeste da capital.
Com essas alterações, a estação Palmeiras-Barra Funda se consolida como um novo hub de transporte sobre trilhos em São Paulo. Além das linhas 7, 10 e 11 e do Expresso Aeroporto, a estação integra a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 8-Diamante de trens metropolitanos, além de conexões com terminais de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais.

Nova gestão operacional
A partir desta quinta, inicia-se a operação supervisionada, quando a TIC Trens passa a operar a Linha 7-Rubi sob supervisão e orientação da CPTM até 26 de novembro, data de início da operação comercial, conforme previsto no contrato de concessão do Governo de Estado de São Paulo. Quando isso acontecer, a empresa TIC Trens passará a ser responsável pela operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos, além do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intermunicipal).
No caso do TIC, o início da operação do serviço expresso está previsto para maio de 2031. Ele será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, que ligará de forma expressa São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, alcançando uma velocidade de 140 km/h, capacidade de até 860 passageiros por viagem, com 101 quilômetros de extensão e 64 minutos de trajeto. Já o TIM tem previsão para maio de 2029. Ele ligará Jundiaí a Campinas em um trajeto de 44 quilômetros e 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
O leilão do projeto ocorreu em fevereiro de 2024. O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos foi o vencedor, com investimento estimado de R$ 14,2 bilhões.
São Paulo Governo de SP entrega chaves da casa própria a 176 famílias e viaduto estaiado em São Bernardo do Campo
Geral Ação em Heliópolis oferece serviços federais gratuitos neste sábado
São Paulo Governo de São Paulo inaugura novas alas do Hospital Municipal de Bertioga
Geral Andarilho invade Ponte Rio-Niterói e causa confusão no trânsito
São Paulo Exposição explora as diferentes dimensões do tempo e da eternidade no Centro Universitário MariAntonia da USP
São Paulo Governo de SP lança Operação Verão Integrada com reforço em segurança, mobilidade, saúde e meio ambiente para o litoral Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 16° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 32°
Parcialmente nublado