O Detran-SP promoveu nos primeiros dois dias da 70ª Festa de Peão de Barretos mais de 3,1 mil testes do bafômetro. Foram 1.799 no primeiro dia e 1.324 no segundo. A ação de fiscalização teve parceria com a Polícia Militar e foi realizada à noite e durante as madrugadas com motoristas que iam ou voltavam do evento.
Foram registradas ao todo 47 recusas ao teste do bafômetro e, deste total, 10 veículos precisaram ser removidos a pátio, pois os condutores que se recusaram a fazer o teste não providenciaram outros motoristas comprovadamente não alcoolizados para dirigirem o veículo ou ainda por falta de licenciamento.
O Detran-SP ainda tem realizado ações educativas em Barretos. No período da tarde, dentro de um shopping center, foram feitos testes educativos de bafômetro e distribuição de folders e brindes da campanha “Escolha o Motorista da Vez e Evite o Xadrez” . Cerca de 3.300 frequentadores foram abordados e receberam orientações e brindes temáticos da campanha.
As peças reforçam a recomendação do motorista da rodada, responsável por não beber para poder levar e trazer os outros do grupo, a fim de que todos possam se divertir com responsabilidade e consciência durante o período da festa, que se estende até dia 31 de agosto.
LEIA MAIS: Ônibus SP Por Todas promove acolhimento e proteção às mulheres durante o Rodeio de Barretos
Durante a ação educativa, quem estava acima dos limites de consumo de álcool permitidos por lei, foi parar, de brincadeira, dentro de uma cadeia instagramável instalada próxima à praça de alimentação do shopping center. A campanha de conscientização do Detran- SP inclui ainda a circulação de uma van por toda a cidade, alertando sobre os riscos de beber e dirigir.
Jaqueline Assunção, que viajou 1.400 quilômetros desde a cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, para participar com mais quatro amigas da Festa de Barretos, obteve um “vermelho” no bafômetro educativo dentro do shopping e brincou “de ser presa” na cadeia. “É muito louvável uma campanha como essa, porque não pode haver festa capaz de nos fazer esquecer do risco que é beber e dirigir”, afirmou.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 13° Máx. 18°
Tempo nubladoMín. 12° Máx. 25°
Parcialmente nublado