A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) relatou, em pronunciamento na terça-feira (17), recente viagem oficial à Ucrânia, realizada em comitiva com outros parlamentares. Segundo Damares, o objetivo da missão foi avaliar as condições das crianças ucranianas sequestradas durante o conflito com a Rússia. Estimativas indicam que mais de 20 mil crianças teriam sido levadas à força por tropas russas.
— Estive com as famílias que estão sem seus filhos. Estive em instituição que está acolhendo crianças que começaram a voltar. Algumas estão voltando ao país, e seus pais morreram. A situação na Ucrânia é grave. Não nos falam todas as verdades. As notícias que chegam aqui, ao nosso continente, nem sempre retratam a realidade do que está acontecendo na Ucrânia — disse.
A senadora informou que parlamentares brasileiros participaram de reuniões com representantes da Embaixada do Catar para discutir possíveis soluções para a mediação do retorno das crianças sequestradas. Ela elogiou a atuação do país árabe, que aproveitou sua neutralidade diplomática e experiência em negociações internacionais e já facilitou o retorno de 32 crianças ucranianas.
— Partilhamos a mesma perspectiva no que toca aos seguintes aspectos importantes: a implementação da fórmula de paz proposta pelo presidente da Ucrânia [Volodymyr Zelensky], com base nos princípios de direito internacional e da Carta das Nações Unidas, que são a base para uma paz abrangente, justa e sustentável na Ucrânia, deve ser respeitada e aderida por todos os Estados da comunidade internacional, independentemente de seu tamanho, potencial econômico ou militar, ideologias e religiões.
Senado Federal Proteção contra desconto em benefício previdenciário aguarda votação na CAS
Senado Federal Cigarro eletrônico e passe livre estão entre 100 projetos prontos para votação na CAE
Senado Federal Reforma do Código Civil pode avançar no Senado em 2026
Senado Federal Propostas na CSP miram furtos de celulares seguidos de fraudes
Senado Federal Ampliação da oferta de serviços no SUS é destaque na área da saúde
Senado Federal Subcomissão para Acordo Mercosul-UE deve agilizar ratificação pelo Congresso Mín. 14° Máx. 21°
Mín. 12° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsas