Geral São Paulo

PM intensifica abordagens a motociclistas em operação contra roubos e furtos de veículos em SP

Ação acontece na capital e Grande São Paulo com pontos estratégicos de fiscalização durante a noite

27/06/2026 17h41
Por: Redação Fonte: Secom SP
Ação mobiliza mais de 800 policiais e 387 viaturas em pontos estratégicos da capital e da região metropolitana.
Ação mobiliza mais de 800 policiais e 387 viaturas em pontos estratégicos da capital e da região metropolitana.

A Polícia Militar realiza na noite deste sábado (27) a Operação Impacto Bloqueio, com ações de fiscalização voltadas principalmente a motocicletas na capital paulista e na Grande São Paulo. A iniciativa tem como objetivo combater roubos e furtos de veículos, além de ampliar a presença policial em áreas consideradas estratégicas.

A operação mobiliza mais de 800 policiais militares do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), distribuídos em pontos de bloqueio estratégicos definidos pelo planejamento operacional. Ao todo, serão empregadas 387 viaturas, entre motocicletas e automóveis.

As atividades serão realizadas das 19h à meia-noite, com abordagens, fiscalizações e verificações de veículos e condutores. A ação busca coibir irregularidades e dificultar a utilização de motos em práticas criminosas.

LEIA TAMBÉM: PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo

“Essas operações também ajudam a identificar novas dinâmicas criminosas, mapear áreas de interesse e direcionar o policiamento de forma mais eficiente, com base nas necessidades de cada região”, afirmou o coordenador operacional da Polícia Militar, coronel Alexandre Vilariço.

Queda nos furtos e roubos de veículos

Segundo a Polícia Militar, operações de fiscalização e bloqueios estratégicos têm contribuído para a redução dos crimes patrimoniais envolvendo veículos na capital e na Grande São Paulo.

No primeiro quadrimestre deste ano, os roubos de veículos caíram 35,5% na capital em comparação com o mesmo período de 2025. Na Grande São Paulo, a redução foi de 36,1%. Em ambas as regiões, os índices são os menores da série histórica, iniciada em 2001. Os furtos de veículos também apresentaram queda: 8,7% na capital e 17,5% na região metropolitana.

LEIA TAMBÉM: Governo de São Paulo entrega viaturas, fuzis e inaugura companhia da PM na região metropolitana

Além da redução dos indicadores criminais, o trabalho das equipes policiais resultou na recuperação de 8,5 mil veículos nas duas regiões durante os quatro primeiros meses do ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.