A equipe especializada do Governo de São Paulo que integra a missão brasileira de ajuda humanitária chegou em La Guaira, na Venezuela, no início da madrugada deste sábado (27).
A equipe paulista é composta por 13 bombeiros militares, sendo dois médicos militares, um agente da Defesa Civil do Estado e dois cães de busca, todos especializados em operações de busca e salvamento em estruturas colapsadas (USAR), seguindo protocolos internacionais para atuação em desastres.
O grupo atua em apoio às operações de resposta ao terremoto que atingiu o país e integra a força-tarefa brasileira dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, mobilizada para apoiar as equipes locais nas operações de resgate.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, após o processo de imigração, os profissionais foram encaminhados a um campo de futebol onde funciona a base de apoio às delegações internacionais.

A equipe brasileira ficará junto com delegações da França e Argentina. O posto de comando montado pelas equipes do Brasil é autossuficiente, com barracas especiais resistentes a climas extremos e separadas por setores especializados.
Há espaço para a Defesa Civil, para o canil, para os médicos e para os bombeiros, além de área de apoio para descarga dos equipamentos pesados utilizados nas ações de busca e salvamento.
O capitão César Tadeu, da Defesa Civil de São Paulo, atua conjuntamente com os integrantes da Defesa Civil nacional nas ações de acolhimento das vítimas do terremoto.
Durante a missão de duração prevista de 15 dias, a equipe atuará em operações de busca e resgate de vítimas em estruturas colapsadas, empregando equipamentos especializados, cães de busca e técnicas internacionalmente reconhecidas para localização, acesso e salvamento de pessoas soterradas.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP envia equipe especializada para missão humanitária na Venezuela
Os profissionais também prestarão apoio humanitário à população afetada, colaborando nas ações coordenadas pelas autoridades locais.
A missão brasileira contará com um efetivo total de 44 profissionais, reunindo integrantes dos Corpos de Bombeiros Militares de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de representantes da Anatel e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
A participação de São Paulo reforça a capacidade técnica do Estado em operações de proteção e defesa civil e sua experiência em missões humanitárias de alta complexidade. Em 2023, equipes paulistas integraram a missão brasileira de resposta ao terremoto na Turquia, atuando ao lado de forças internacionais em operações de busca e salvamento.
A atuação ocorre em cooperação com o Governo Federal, responsável pela coordenação da missão brasileira, e reafirma o compromisso do Estado de São Paulo com a preservação da vida, a cooperação institucional e a solidariedade internacional diante de desastres.

São Paulo ‘Rei da máfia dos fiscais’ é capturado pela Polícia Militar de SP durante evento em Mairiporã
São Paulo Programa Bom Prato servirá macarronada com frango assado aos domingos
São Paulo São Paulo envia reforço operacional e tecnológico para missão humanitária na Venezuela
São Paulo Estudo da Unesp aponta que paisagens agrícolas mais estáveis favorecem a presença e diversidade de pequenos mamíferos
São Paulo Como o treino aeróbio ajuda a reduzir perda muscular associada ao câncer
São Paulo Feirão Casa Paulista: R$ 6,8 milhões são liberados para apoiar famílias de dez regiões do estado na compra do primeiro imóvel