Geral São Paulo

Governo de SP envia equipe especializada para missão humanitária na Venezuela

Equipe paulista integra missão brasileira com bombeiros especialistas em busca e resgate, Defesa Civil, médicos militares e cão de busca

25/06/2026 19h11
Por: Redação Fonte: Secom SP
Bombeiros vão enviar 11 militares para auxiliar nos trabalhos na Venezuela. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Bombeiros vão enviar 11 militares para auxiliar nos trabalhos na Venezuela. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo enviará uma equipe especializada para integrar a missão brasileira de ajuda humanitária na Venezuela, em apoio às operações de resposta ao terremoto que atingiu o país.

A equipe paulista será composta por 11 bombeiros militares, um agente da Defesa Civil do Estado, dois médicos militares e um cão de busca, todos especializados em operações de busca e salvamento em estruturas colapsadas (USAR), seguindo protocolos internacionais para atuação em desastres.

O embarque está previsto para esta sexta-feira, às 10h, na Base Aérea de Guarulhos, em aeronave das Forças Armadas.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP coloca Defesa Civil à disposição para ajuda humanitária na Venezuela

Durante a missão de duração prevista de 15 dias, a equipe atuará em operações de busca e resgate de vítimas em estruturas colapsadas, empregando equipamentos especializados, cães de busca e técnicas internacionalmente reconhecidas para localização, acesso e salvamento de pessoas soterradas.

Os profissionais também prestarão apoio humanitário à população afetada, colaborando nas ações coordenadas pelas autoridades locais.

A missão brasileira contará com um efetivo total de 44 profissionais, reunindo integrantes dos Corpos de Bombeiros Militares de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de representantes da Anatel e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

A participação de São Paulo reforça a capacidade técnica do Estado em operações de proteção e defesa civil e sua experiência em missões humanitárias de alta complexidade. Em 2023, equipes paulistas integraram a missão brasileira de resposta ao terremoto na Turquia, atuando ao lado de forças internacionais em operações de busca e salvamento.

A atuação ocorre em cooperação com o Governo Federal, responsável pela coordenação da missão brasileira, e reafirma o compromisso do Estado de São Paulo com a preservação da vida, a cooperação institucional e a solidariedade internacional diante de desastres.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.