Suzano Saspe

Saspe e IFSP formam 69 mulheres no curso ‘Gestora de Microempresa’

Capacitação gratuita ofereceu conhecimentos em gestão, marketing e empreendedorismo, ampliando oportunidades de geração de renda para mulheres de Suzano

25/06/2026 09h04
Por: Redação
Saspe e IFSP formam 69 mulheres no curso ‘Gestora de Microempresa’

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Suzano, realizou nesta segunda-feira (22) a formatura de 69 alunas do curso “Gestora de Microempresa”. A iniciativa teve como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino e preparar as participantes para administrar ou criar seus próprios negócios.

Com duração de três meses, a capacitação foi realizada nas dependências do Saspe, no centro de Suzano, e contou com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. As aulas foram ministradas pelo professor Clayton de Oliveira, do IFSP, garantindo maior flexibilidade para que mais mulheres pudessem participar da formação.

Durante o curso, as alunas tiveram acesso a conteúdos voltados para marketing, planejamento estratégico, organização financeira, gestão empresarial e empreendedorismo. Os temas foram desenvolvidos para auxiliar tanto quem deseja iniciar uma atividade comercial quanto aquelas que já possuem um negócio e buscam aprimorar seus conhecimentos.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Suzano, Déborah Raffoul Ishi, destacou a importância da qualificação profissional como ferramenta de transformação social e econômica.

“Quando oferecemos capacitação, também oferecemos novas perspectivas. Muitas mulheres chegam ao curso com sonhos e vontade de empreender, mas precisam de orientação para transformar essas ideias em oportunidades reais de geração de renda. Essa parceria com o IFSP fortalece o trabalho do Saspe e demonstra o compromisso da administração municipal com a independência e o crescimento profissional das mulheres”, afirmou.

A cerimônia de formatura contou ainda com a presença do vice-prefeito Said Raful, do secretário municipal de Governo, Alex Santos, do presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama, do diretor do IFSP Suzano, Eugênio Zampini, e do professor Clayton de Oliveira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.