Mogi das Cruzes Senac

Estudantes de turismo conhecem história do abastecimento de água durante visita ao Semae de Mogi

Grupo do Senac participou do programa “Semae de Portas Abertas” e conheceu a evolução do sistema de abastecimento que transformou a qualidade de vida na cidade

24/06/2026 10h23
Por: Redação
Estudantes de turismo conhecem história do abastecimento de água durante visita ao Semae de Mogi

Estudantes do curso de Guia Especializado em Atrativo Turístico Cultural do Senac Guarulhos Faccini visitaram, nesta terça-feira (23), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes. A atividade integrou o programa “Semae de Portas Abertas” e teve como foco a valorização da história, da cultura e da infraestrutura que garantem o abastecimento de água no município.

O interesse do grupo surgiu após a leitura de relatos históricos sobre a antiga “Biquinha”, localizada na Rua São João. Durante décadas, o local serviu como ponto de acesso à água para moradores da cidade, especialmente para atividades domésticas, como a lavagem de roupas.

Durante a visita, os alunos conheceram todas as etapas do tratamento da água captada no Rio Tietê até sua transformação em água potável. A experiência também permitiu compreender a evolução do sistema de abastecimento de Mogi das Cruzes, desde os primeiros reservatórios instalados na Serra do Itapeti até a criação do Semae, em 1966.

Segundo os estudantes, a atividade contribuiu para a elaboração de roteiros turísticos que valorizem a memória e a identidade local. A professora de Turismo e Hospitalidade, Raquel Medeiros Lopez, destacou que o objetivo é mostrar como diferentes espaços podem ser ressignificados e transformados em atrativos culturais.

A visita foi acompanhada por servidores e estagiários da autarquia, que apresentaram os equipamentos e os processos operacionais da estação. O programa “Semae de Portas Abertas” continua disponível para escolas e grupos interessados em conhecer de perto o funcionamento do sistema de abastecimento de água da cidade.

As visitas são realizadas às terças e quintas-feiras, mediante agendamento prévio junto ao Semae.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.