Suzano Evento

Secretário representa Suzano em evento do Fundo Nacional de Assistência Social

Encontro reuniu gestores de todo o Estado para debater financiamento, planejamento e fortalecimento das políticas públicas de assistência social

24/06/2026 09h16
Por: Redação
Secretário representa Suzano em evento do Fundo Nacional de Assistência Social

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Geraldo Garippo, participou na última segunda-feira (22) do 3º Encontro do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, na capital paulista.

Acompanhado da técnica de Orçamento da pasta, Renata Nascimento, o gestor integrou as discussões voltadas ao fortalecimento da gestão financeira da assistência social e ao aprimoramento da aplicação dos recursos destinados ao Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A participação da equipe suzanense teve como objetivo atualizar os profissionais sobre as diretrizes mais recentes relacionadas ao financiamento do sistema, além de fortalecer o planejamento orçamentário da secretaria. Os conhecimentos adquiridos deverão contribuir para qualificar a gestão dos recursos públicos e ampliar a eficiência dos programas e serviços oferecidos à população em situação de vulnerabilidade social.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, o encontro reuniu representantes de diversos municípios paulistas para debater estratégias de qualificação da gestão orçamentária e financeira.

A etapa marcou o encerramento do ciclo de encontros do FNAS no Estado de São Paulo, que também passou pelas cidades de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. A programação reuniu secretários municipais, técnicos e conselheiros responsáveis pelos fundos municipais de assistência social, promovendo orientações sobre a correta utilização dos recursos públicos, mecanismos de cofinanciamento e aprimoramento da gestão do Suas.

Durante o evento, também foram apresentados avanços promovidos pelo governo estadual na área da assistência social, incluindo a ampliação do cofinanciamento, a modernização da gestão financeira, o fortalecimento dos benefícios eventuais e a expansão de programas voltados ao combate à pobreza, à segurança alimentar, ao atendimento da população idosa e à proteção das mulheres em situação de violência.

Para Geraldo Garippo, a participação no encontro representa uma importante oportunidade de aperfeiçoamento da gestão municipal. “Representar Suzano em um encontro promovido pelo Fundo Nacional de Assistência Social é motivo de satisfação e, principalmente, de responsabilidade. Esses espaços permitem a troca de experiências, a atualização sobre as diretrizes nacionais e o aperfeiçoamento da gestão dos recursos públicos, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados às famílias que mais necessitam da assistência social”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.