Os novos integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Suzano tomaram posse na manhã desta terça-feira (12), durante cerimônia realizada na Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano. Ao todo, o grupo é formado por 43 representantes, sendo 22 titulares e 21 suplentes.
O conselho terá como principal objetivo fortalecer o turismo local, impulsionar a economia e ampliar a geração de empregos no município ao longo do biênio 2026/2027.
Durante a solenidade também foi definida a nova diretoria do Comtur. Paulo Kenzo Uemura foi reconduzido à presidência do órgão. Arieli de Souza Queiroz assumiu como secretária-executiva e Gislene Santana ocupará o cargo de secretária-adjunta.
Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, o conselho desempenha papel estratégico na criação de políticas públicas voltadas ao turismo e no fortalecimento das atividades econômicas ligadas ao setor.
O secretário municipal Mauro Vaz participou da cerimônia e destacou a importância do Comtur para o crescimento turístico de Suzano.
“O turismo possui grande potencial econômico e social. O conselho é fundamental para fortalecer os trabalhadores do setor, incentivar novos investimentos e ampliar as oportunidades de emprego na cidade”, afirmou.
O presidente do Comtur, Paulo Kenzo, ressaltou que o município possui diversos atrativos que podem ampliar ainda mais a visibilidade de Suzano na região.
“Suzano conta com parques aquáticos, hotéis, restaurantes e diversos espaços que atraem visitantes. Nosso objetivo neste novo mandato é desenvolver projetos que fortaleçam ainda mais o turismo e contribuam diretamente para o desenvolvimento econômico da cidade”, declarou.
O fortalecimento do turismo vem sendo uma das prioridades da administração municipal nos últimos anos. Um dos principais avanços ocorreu em agosto de 2025, quando Suzano conquistou oficialmente o título de Município de Interesse Turístico (MIT), após aprovação do projeto pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
A conquista consolidou um trabalho iniciado ainda em 2017, durante a gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, em parceria com o atual prefeito Pedro Ishi, visando ampliar o reconhecimento turístico da cidade.
Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Artur Takayama; o vereador Dirceu Carlos da Silva, o Filho do Carlão da Limpeza; o secretário municipal de Governo, Alex Santos; e o controlador-geral do município, César Braga.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão