A Prefeitura de Suzano realizou na manhã desta quinta-feira (07/05) o lançamento oficial da campanha “Maio Amarelo”, voltada à conscientização e educação no trânsito. A mobilização aconteceu no recuo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, na região central da cidade, e reforçou orientações de segurança para mais de 500 motoristas.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Pedro Ishi, da primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, do vice-prefeito Said Raful e do secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo.
Também participaram da ação representantes da Câmara Municipal, entre eles o presidente Artur Takayama, o vice-presidente Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, e o vereador João Batista Nogueira de Azevedo, o João Sabugo. O evento ainda teve apoio do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e do Corpo de Bombeiros.
Durante a atividade, equipes do Departamento de Educação para o Trânsito distribuíram panfletos educativos, orientaram motoristas e realizaram adesivação de veículos entre 11h e 14h, aproveitando o grande fluxo de veículos na região central. A campanha também seguiu no período da tarde com ações na garagem da concessionária Radial Mais Transporte, na Vila Theodoro.
A escolha da data para o lançamento da campanha faz referência às datas alusivas à segurança viária. O Dia Mundial do Trânsito foi celebrado em 5 de maio, enquanto o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito é lembrado em 7 de maio.
Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha deste ano busca reforçar a importância da empatia e do respeito entre todos que utilizam as vias públicas.
As orientações foram direcionadas para diferentes públicos. Motoristas receberam alertas sobre distância segura, uso correto das setas e os riscos do uso do celular ao volante. Motociclistas foram orientados sobre o uso obrigatório do capacete e os perigos de manobras arriscadas. Já os ciclistas receberam informações sobre o respeito à sinalização e o uso das ciclovias, enquanto os pedestres foram conscientizados sobre travessias seguras e atenção ao atravessar ruas e avenidas.
O presidente da Câmara, Artur Takayama, destacou a importância do trabalho realizado pela Secretaria de Transporte. “Quero parabenizar todas as equipes pelo trabalho diário nas ruas, contribuindo para a redução de acidentes e melhorias na mobilidade da cidade”, afirmou.
O secretário Claudinei Galo ressaltou que as ações educativas já apresentam resultados positivos. Segundo ele, dados do Detran/SP apontam redução de 30% nos acidentes fatais entre 2024 e 2025 em Suzano.
O prefeito Pedro Ishi também reforçou a importância da conscientização diante do crescimento da cidade. “Suzano vem se desenvolvendo cada vez mais e se consolidando como um polo logístico. Precisamos garantir que o respeito às leis de trânsito prevaleça para preservar vidas e garantir segurança para todos”, declarou.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão