A Defesa Civil de Suzano intensificou, ao longo do mês de abril, a participação em treinamentos técnicos realizados em diferentes municípios da região, com foco na qualificação das equipes e no fortalecimento da atuação em situações de emergência.
As capacitações ocorreram em cidades como Ribeirão Pires, Guarulhos e Juquitiba, reunindo agentes em atividades voltadas ao resgate, à gestão de riscos e à preparação para o “Plano Verão 2026”, período em que aumenta a incidência de ocorrências relacionadas a chuvas intensas.
Entre os destaques está o treinamento de “Resgate em Espaço Confinado”, realizado em Ribeirão Pires, que abordou procedimentos de segurança, uso de equipamentos e técnicas de primeiros socorros em ambientes de difícil acesso, como galerias, poços e estruturas com baixa ventilação.
Além disso, agentes do município também participam de um curso de formação promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), em Guarulhos, com atividades programadas até o mês de maio.
Outra etapa importante será realizada em Juquitiba, com foco em operações de resgate com uso de botes, ampliando a preparação das equipes para situações de enchentes e alagamentos.
Segundo a Defesa Civil, as capacitações contribuem diretamente para aprimorar a resposta em ocorrências, além de fortalecer a integração entre os municípios da região.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão