A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Déborah Raffoul Ishi, participou nesta quinta-feira (30) da assinatura de dois protocolos de intenção voltados à criação de políticas públicas para mulheres e pessoas com deficiência na região do Alto Tietê.
O evento ocorreu na Casa da Mulher de Itaquaquecetuba e contou com a presença do secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, além de prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+).
Antes da solenidade, o vice-prefeito de Suzano, Said Raful, representou o prefeito Pedro Ishi em reunião do grupo, onde foram debatidas pautas estratégicas para a região.
Entre os documentos firmados está a implementação do programa “Todas In-Rede”, que promove a inclusão de mulheres com deficiência por meio de ações voltadas à autonomia, empregabilidade, prevenção à violência e comunicação acessível.
O segundo protocolo estabelece parcerias com o Centro de Referência e Apoio para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, visando oferecer suporte técnico e capacitação a profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social.
A iniciativa busca qualificar o atendimento e fortalecer políticas públicas inclusivas, com base na Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Durante o evento, também foi anunciada a implantação de uma unidade do Centro TEA Paulista na região.
Suzano já desenvolve ações voltadas a esse público e está construindo o Centro de Apoio à Criança com Deficiência, no Jardim Imperador, com investimento estimado em R$ 5 milhões e previsão de entrega até 2027.
Para a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, o encontro fortalece o debate e a ampliação de direitos. “O programa ‘Todas In-Rede’ é essencial para garantir dignidade às mulheres com deficiência e integrar ações na região. São pautas fundamentais para a sociedade atual”, destacou.
Durante a agenda, também foi realizada a 1ª Assembleia Extraoficial do Conselho de Prefeitos do Condemat+, com a participação de representantes de diversos municípios do Alto Tietê.
Entre os temas debatidos estiveram a adesão ao Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável (ODS), gestão territorial, programas sociais, empreendedorismo e ampliação das ações do consórcio na região metropolitana.
Autoridades de cidades como Arujá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Jacareí, Poá e Salesópolis participaram do encontro, reforçando a integração regional.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão