A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou, durante a reunião desta terça-feira (5), o projeto que reconhece a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, que ocorre na cidade de mesmo nome, na Bahia, como manifestação da cultura nacional. A proposta ( PL 2.374/2022 ) é do deputado Arthur Maia (União-BA) e segue para a sanção do presidente da República.
Relatado pela senadora Augusta Brito (PT-CE) e lido na comissão pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), o texto também autoriza o poder público a desenvolver ações de apoio à romaria, como garantir segurança aos romeiros, promover celebrações religiosas e registrar o evento no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como bem cultural de natureza imaterial.
A Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa ocorre anualmente entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, com a reunião de aproximadamente 600 mil fiéis na cidade de Bom Jesus da Lapa, no interior baiano. O evento é considerado uma das maiores manifestações religiosas do país, com forte impacto social, cultural e econômico.
De acordo com a senadora, o reconhecimento fortalece a preservação da tradição e garante condições para que ela continue sendo valorizada. “Além do caráter religioso, a romaria movimenta o turismo, a economia local e promove a integração entre diferentes comunidades”, destacou a senadora.
Senado Federal Proteção contra desconto em benefício previdenciário aguarda votação na CAS
Senado Federal Cigarro eletrônico e passe livre estão entre 100 projetos prontos para votação na CAE
Senado Federal Reforma do Código Civil pode avançar no Senado em 2026
Senado Federal Propostas na CSP miram furtos de celulares seguidos de fraudes
Senado Federal Ampliação da oferta de serviços no SUS é destaque na área da saúde
Senado Federal Subcomissão para Acordo Mercosul-UE deve agilizar ratificação pelo Congresso Mín. 15° Máx. 23°
Mín. 14° Máx. 20°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 20°
Chuva