A Prefeitura de Mogi das Cruzes retomou as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, localizada em Cezar de Souza. A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (15/04) pela prefeita Mara Bertaiolli, marcando a continuidade de um projeto estratégico para o saneamento básico do município.
Com investimento de R$ 39,3 milhões, a obra permitirá dobrar a capacidade de tratamento da unidade, que passará de 230 para 460 litros por segundo. A ampliação será suficiente para atender cerca de 130 mil pessoas, reduzindo significativamente o volume de esgoto lançado no rio Tietê.
As obras haviam sido iniciadas em 2021, mas foram paralisadas em 2024, com 58% de execução. Segundo a administração municipal, a interrupção ocorreu após impasse financeiro com o consórcio responsável. A atual gestão retomou as negociações e chegou a um acordo técnico e jurídico para dar continuidade ao projeto.
“Essa é a última de 15 obras que encontramos paradas e que estamos retomando. Com planejamento e responsabilidade, conseguimos resolver entraves e seguir com investimentos essenciais para a cidade”, destacou a prefeita.
O projeto inclui a implantação de novos equipamentos e estruturas, como tanque de aeração, decantadores, sopradores e sistema de tratamento de lodo. A maior parte da etapa restante envolve a aquisição e instalação desses sistemas, já que a fase de obras civis já foi parcialmente concluída.
O prazo estimado para conclusão é de 12 meses. Os recursos são provenientes do Banco de Desenvolvimento Econômico da América Latina e Caribe (CAF).
A área de abrangência da ETE Leste inclui bairros como Cezar de Souza, Botujuru, Vila São Paulo, região do Rodeio, Mogilar, Vila Industrial, Ponte Grande, entre outros. A ampliação da estrutura é considerada fundamental para o avanço dos índices de saneamento no município.
De acordo com dados apresentados durante a solenidade, Mogi das Cruzes atualmente trata cerca de 63% do esgoto produzido. A expectativa é de que, com a conclusão da obra, esse índice avance de forma significativa.
Estudos apontam ainda que investimentos em saneamento têm impacto direto na saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada R$ 1 investido na área pode gerar economia de até R$ 4 em custos com saúde.
Passeio Ciclístico Passeio ciclístico “Pedal Eco Parque a Parque” é adiado devido à previsão de chuva em Mogi
Evento Feira Noturna Minor Harada entra no clima de São João com concurso de traje caipira e atrações culturais
AGESTAB Prefeita Mara Bertaiolli fortalece diálogo com empresários do Distrito Industrial do Taboão
Repartições Repartições municipais de Mogi atenderão até meio-dia na segunda-feira por causa do jogo do Brasil
Estiagem Mogi das Cruzes inicia elaboração de plano para enfrentar período de estiagem
Museu Prefeita Mara Bertaiolli visita Carreta do Museu Catavento em Mogi das Cruzes