A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou no último sábado (11/04) o projeto “Árvore do Meu Bairro”. A ação teve início na Praça Ernestina Maria de Jesus Bianchi, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade, conhecida como Igreja do Baruel, durante um encontro com moradores da região.
A iniciativa passa a integrar o conjunto de ações voltadas à ampliação da cobertura vegetal do município e propõe um modelo participativo, incentivando as famílias a contribuírem diretamente com o plantio de árvores em seus próprios bairros.
O novo projeto segue a linha do já consolidado “Árvore FamiliAR”, que desde março de 2025 promove o plantio mensal de mudas no Parque Municipal Max Feffer. A principal diferença é que, agora, as ações serão descentralizadas, acontecendo nos bairros sempre no segundo sábado de cada mês.
Para participar, os interessados devem realizar agendamento junto ao Viveiro Municipal Tomoe Uemura, pelo telefone (11) 4749-3943. A equipe será responsável por orientar e acompanhar todo o processo, desde o plantio até o desenvolvimento das mudas.
Durante o lançamento, o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, participou do plantio simbólico ao lado de representantes da comunidade local, reforçando a proposta de aproximação entre o poder público e os moradores.
Além de contribuir para o meio ambiente, o projeto também tem caráter educativo e busca fortalecer o vínculo das pessoas com a natureza. A ideia é que cada árvore plantada represente um compromisso coletivo com a preservação ambiental e com a qualidade de vida na cidade.
A ação também proporciona momentos de convivência entre famílias, estimulando a participação de crianças, jovens e adultos em atividades ao ar livre, com foco na conscientização e no cuidado com os espaços urbanos.
Outras iniciativas ambientais
O projeto “Árvore do Meu Bairro” se soma a outras ações já desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente, como o “Replantar”, que garante a reposição de árvores em áreas onde houve perda; o “Disk Árvore”, que oferece plantio mediante solicitação; e o programa “Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore”, que incentiva a relação entre novas gerações e o meio ambiente.
De acordo com a pasta, o trabalho é conduzido pelo Viveiro Municipal Tomoe Uemura, responsável pelo plantio de cerca de 1,8 mil árvores em 2025, com a meta de ultrapassar 2 mil mudas plantadas neste ano.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão