As Unidades de Saúde da Família (USFs) de Suzano iniciam nesta quinta-feira (09/04) uma mobilização que seguirá ao longo de todo o mês com ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a prevenção de doenças vasculares, com destaque para a hipertensão arterial.
Ao todo, serão realizadas 18 atividades distribuídas em 12 unidades de saúde, com o objetivo de ampliar o acesso à informação, incentivar o diagnóstico precoce e fortalecer a prevenção de doenças crônicas.
A programação do “Abril Azul” inclui palestras, orientações às famílias, aferição de pressão arterial, atividades educativas e atendimentos conduzidos por equipes multidisciplinares.
A primeira ação ocorre na USF Onésia Benedita Miguel, no Jardim Suzanópolis, com foco na conscientização sobre o autismo. Já o encerramento está previsto para o dia 30 de abril, na USF Manuel Evangelista Oliveira, no Jardim São José, com atividades voltadas à prevenção da hipertensão, incluindo aferição de pressão e auriculoterapia.
As atividades serão realizadas nas seguintes unidades: Recanto São José, Vila Amorim, Jardim Ikeda, Jardim Brasil, Vila Fátima, Jardim Europa, Jardim do Lago, Jardim Maitê, Miguel Badra Baixo, Jardim Revista, Jardim Suzanópolis e Jardim São José.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, William Harada, a iniciativa reforça a importância do cuidado preventivo. “Essas ações ampliam o conhecimento da população, incentivam o diagnóstico precoce do autismo e reforçam a prevenção de doenças cardiovasculares, levando informação e cuidado para mais perto das famílias”, destacou.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão