Suzano sediará nesta quinta-feira (09/04) um seminário que discutirá os impactos da reforma tributária para o desenvolvimento econômico local e regional. A programação, voltada a servidores municipais de todo o Alto Tietê e municípios do entorno, será realizada no Cineteatro Wilma Bentivegna, localizado na rua Paraná, 70, no Centro, das 8h30 às 17 horas.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) e instituições especializadas em capacitação técnica para a gestão pública, como a Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer.
Durante o evento, especialistas irão abordar temas como a reforma tributária na perspectiva do fisco e da contabilidade, além da relação entre o novo sistema tributário e o desenvolvimento regional. Também serão discutidos os fundamentos do desenvolvimento econômico e suas conexões com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A programação inclui ainda debates sobre os desafios e oportunidades que a reforma traz para os municípios, incluindo possíveis impactos na arrecadação e nas desigualdades regionais. Outro ponto importante será a análise do papel dos fiscais tributários e dos escritórios de contabilidade na orientação aos contribuintes e na prevenção de práticas de sonegação.
De acordo com o secretário municipal de Finanças, Itamar Viana, o seminário é estratégico para preparar as equipes técnicas diante das mudanças. “A atividade contribui para o fortalecimento da gestão pública, permitindo decisões mais assertivas em um cenário que exigirá adaptação, planejamento e aprimoramento da capacidade administrativa”, afirmou.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão